Jovens no trânsito: do sentido do dirigir ao desenvolvimento de consciência
Palabras clave:
prevenção de acidentes, acidentes de trânsito, condução de veículo, conscientização, comportamento, estudantesResumen
Introdução: a complexa situação relativa à circulação humana tem suscitado muitas indagações. O advento do automóvel, ao lado das dimensões positivas, também trouxe consigo um conjunto de graves problemas, destacando-se pela sua magnitude e importância, os acidentes de trânsito. Objetivo: esta pesquisa buscou conhecer como a reflexão sobre o sentido do dirigir possibilita o desenvolvimento de consciência de jovens universitários/as. Metodologia: foram utilizadas duas Entrevistas Reflexivas, realizadas de maneira Coletiva, com dez universitários/as da PUC-São Paulo/campus Sorocaba, seguidas de devolução (com pré-análise dos dados). A opção pela Entrevista Reflexiva deveu-se, dentre outros fatores, ao seu caráter de intervenção, uma vez que a escuta atenta e respeitosa pode ser um momento de ajuda. A Grounded Theory foi utilizada para a organização dos dados. Resultados: este procedimento reflexivo possibilitou a compreensão dos aspectos positivos e negativos relativos à circulação humana e levantou fatores indicativos de prevenção: afirmações categóricas a respeito das próprias habilidades ao volante cederam lugar ao reconhecimento de que ainda há espaço para seu aperfeiçoamento; o olhar relativo ao outro foi se modificando, de maneira a considerá-lo parceiro, e não adversário; a preservação da vida sendo considerada um valor, em direção a um que fazer mais prudente, no espaço compartilhado do trânsito. Conclusão: estes resultados ratificam a proposta de que é possível (e desejável) pensar a educação para o trânsito na perspectiva do desenvolvimento de consciência.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.