Gestão da qualidade hospitalar

Haino Burmester

Resumo


O artigo apresenta um método gestão, condição necessária para a eficácia, eficiência e efetividade. Isto também se aplica à gestão como um todo. O método agrega os conhecimentos das diversas disciplinas da administração em proposta sistêmica, coerente e integrada, constituindo o modelo de gestão do Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), baseado na experiência do corpo de voluntários do CQH no manejo do seu modelo de gestão. 


Palavras-chave


gestão; gestão da qualidade; organizações hospitalares

Texto completo:

PDF

Referências


Burmester H. Gestão da qualidade hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Saraiva; 2013.

Cardoso R. Construção de modelos de gestão articulados por modelos de referência: uma investigação sobre o uso dos modelos de referência de qualidade e excelência [tese]. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ; 2008.

Franco LM, Newman J, Murphy G, Mariani E. Achieving quality through problem solving and process improvement. 2nd ed. Bethesda: Quality Assurance Project; 1997.

Lalonde. A new perspective on the health of Canadians: a working document. Ottawa: Department of Health and Welfare, 1974.

Report to Congress: National Strategy for Quality Improvement in Health Care. Acesso em 13/02/12. Disponível em http://www.healthcare.gov/law/resources/reports/quality.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.