Náuseas e vômitos em oncologia:o papel do mecanismo antecipatório
Palavras-chave:
náusea, vômito precoce, antineoplásicos, adaptação psicológicaResumo
As náuseas e vômitos (N&V) continuam a ser um problema freqüente durante o tratamento radio ou quimioterápico de pacientes oncológicos. As náuseas e vômitos antecipatórios (NVA) parecem decorrer de um mecanismo de aprendizado condicionado (pavloviano). Este modelo propõe que estímulos não relacionados com o tratamento sejam associados à ocorrência da N&V, que ocorrem após algumas sessões de quimioterapia, e possam eles próprios desencadear os sintomas antes de uma sessão subseqüente. Revisões sistemáticas apontam prevalência de até 30%. Em nossa prática, estes valores chegam a 40%. Alguns fatores foram relacionados ao desenvolvimento da NVA, como idade, ocorrência de náusea e vômitos, sudorese ou astenia após as últimas sessões de quimioterapia e susceptibilidade à cinetose. É importante prevenir a NVA, já que os recursos farmacológicos disponíveis não são capazes de controlá-la. Técnicas comportamentais continuam sendo o padrão ouro na abordagem terapêutica da NVA.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.