Percepção dos estudantes acerca da utilização de metodologias ativas na disciplina de Ciências Sociais e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2020v22i2a11Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas, educação médica, estudantes de medicina, percepção.Resumo
Introdução: Na disciplina de Ciências Sociais e Saúde (CSS), a utilização das metodologias ativas teria uma importante contribuição à aprendizagem dos acadêmicos que cursam o quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Objetivo: Para quantificar a percepção dos alunos sobre a eficácia do uso dessas ferramentas, foi desenvolvido o presente trabalho, de cunho quantitativo. Métodos: Aplicou-se aos alunos que cursaram a disciplina no ano de 2018, por meio da plataforma Google Drive, um questionário semiestruturado que abrangia aspectos relacionados ao processo de aprendizagem. Resultados: Obtiveram-se resultados dos quais se pode inferir que as metodologias ativas promovam o fortalecimento da aprendizagem e contribuam positivamente à relação professor-aluno. Nesse contexto, a inclusão dessas metodologias parece desenvolver a educação médica em face da sua versatilidade e dinamismo. Na disciplina de CSS, utilizam-se algumas ferramentas, como discussão de casos, visando facilitar a sedimentação dos conteúdos teóricos. Conhecer a percepção dos alunos sobre a utilização dessas metodologias é crucial, pois eles são afetados pela sua introdução na disciplina de CSS, o que lhes permite avaliar a sua eficácia na condução da cadeira. Conclusão: Acredita-se que o impacto positivo dessa experiência na execução da disciplina contribuiu para a melhoria da qualidade do...
Downloads
Metrics
Referências
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res. 2017;37(4):349-57. https://doi.org/10.4322/2357-9730.73911
Rabelo L, Garcia VL. Role-Play para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(4):586-96. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01052014
Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde. 2016;14(2):473-86. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00114
Marin MJS, Gomes R, Marvulo MML, Primo EM, Barbosa PMK, Druzian S. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface (Botucatu). 2010;14(33):331-44. https://doi.org/10.1590/S1414-32832010000200008
Silva SL, Silva SFR, Santana GSM, Nuto SAS, Machado MFAS, Diniz RCM, et al. Estratégia educacional baseada em problemas para grandes grupos: relato de experiência. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(4):607-13. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02312013.
Pedrosa IL, Lira GA, Oliveira B, Silva MSML, Santos MB, Silva EA, et al. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trab Educ Saúde. 2011;9(2):319-32. https://doi.org/10.1590/S1981-77462011000200009
Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KO, et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trab Educ Saúde. 2015;13(supl 2):117-30. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00081
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.