Percepção dos estudantes acerca da utilização de metodologias ativas na disciplina de Ciências Sociais e Saúde

Autores/as

  • Alanna dos Santos Delfino Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina – Fortaleza (CE), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4262-4765
  • Andrea Caprara Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina – Fortaleza (CE), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1972-8205

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2020v22i2a11

Palabras clave:

aprendizagem baseada em problemas, educação médica, estudantes de medicina, percepção.

Resumen

Introdução: Na disciplina de Ciências Sociais e Saúde (CSS), a utilização das metodologias ativas teria uma importante contribuição à aprendizagem dos acadêmicos que cursam o quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. Objetivo: Para quantificar a percepção dos alunos sobre a eficácia do uso dessas ferramentas, foi desenvolvido o presente trabalho, de cunho quantitativo. Métodos: Aplicou-se aos alunos que cursaram a disciplina no ano de 2018, por meio da plataforma Google Drive, um questionário semiestruturado que abrangia aspectos relacionados ao processo de aprendizagem. Resultados: Obtiveram-se resultados dos quais se pode inferir que as metodologias ativas promovam o fortalecimento da aprendizagem e contribuam positivamente à relação professor-aluno. Nesse contexto, a inclusão dessas metodologias parece desenvolver a educação médica em face da sua versatilidade e dinamismo. Na disciplina de CSS, utilizam-se algumas ferramentas, como discussão de casos, visando facilitar a sedimentação dos conteúdos teóricos. Conhecer a percepção dos alunos sobre a utilização dessas metodologias é crucial, pois eles são afetados pela sua introdução na disciplina de CSS, o que lhes permite avaliar a sua eficácia na condução da cadeira. Conclusão: Acredita-se que o impacto positivo dessa experiência na execução da disciplina contribuiu para a melhoria da qualidade do...

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Biografía del autor/a

Alanna dos Santos Delfino, Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina – Fortaleza (CE), Brasil.

Graduanda em Medicina na Universidade Estadual do Ceará, cursando o oitavo período. Atualmente, monitora da disciplina de Ciências Sociais e Saúde.

Andrea Caprara, Universidade Estadual do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina – Fortaleza (CE), Brasil.

Graduação em Medicina e Cirurgia - Faculdade de Medicina Universidade de Modena, Itália (1981) e Doutorado em Antropologia - Universidade de Montreal (1994). Atualmente é professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisador na Agenzia di Sanità Pubblica, Roma 2001-2011. Membro do Conselho diretivo SIAM - Sociedade Italiana di Antropologia Medica desde 1996 até 2013 e da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco (2013-2016). Desde 2018 lidera um projeto de pesquisa interdisciplinar: Ciência e Inovação em Políticas Públicas na Área da Saúde, que tem, como objetivo, o fortalecimento do autocuidado de pessoas com doenças crônicas. O projeto tem suporte da FUNCAP, OPAS, e SMRC da Universidade de Stanford. Na area editorial científica, tem 60 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. No momento é membro do Comitê Editorial de AM Rivista della Società Italiana di Antropologia Medica (desde 1996), de Interface. Comunicação, Saúde e Educação (desde 2004), membro do Conselho Editorial da Editora Cepesc (Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde Lappis), da Revista Geriatria & Gerontologia (desde 2007), do periódico Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem (desde 2007), da Revista Baiana de Saúde Pública (desde 2009), assim como da Rede Nacional de Especialistas em Zika (Renezika). 

Citas

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

1.
Delfino A dos S, Caprara A. Percepção dos estudantes acerca da utilização de metodologias ativas na disciplina de Ciências Sociais e Saúde. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 31 de agosto de 2021 [citado 30 de diciembre de 2024];22(2):88-90. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/41743

Número

Sección

Comunicação Breve