Características do tutor efetivo na ótica de professores de medicina

Autores

  • Tatiane Muniz Barbosa Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) – Rio do Sul (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3575-1555
  • Ana Júlia Franceschi Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) – Rio do Sul (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5377-1699
  • Sabrine Santos Delunardo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) – Rio do Sul (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8609-4842

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2021v23i2a3

Palavras-chave:

Mentores, Estudantes de Medicina, Educação Médica, Docentes de Medicina

Resumo

Objetivo: verificar as características observadas pelos professores em relação ao papel do tutor na vivência da ABP de um curso de Medicina de SC. Metodologia: pesquisa quali e quantitativa, com aplicação de questionário com base nos domínios de conteúdo, de congruência social e de congruência cognitiva sobre as características do tutor efetivo. Participaram 16 tutores de um curso de Medicina que utiliza Metodologias Ativas, a partir da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Parecer nº4.793.638. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o agrupamento das características encontradas conforme os três domínios do questionário aplicado. Resultados: A maioria dos tutores (81,3%) entendem que o domínio de conteúdo é atingido por meio demonstração de estudo e conhecimento. Acerca da congruência cognitiva, 93,8% destaca mobilizar o raciocínio clínico, estimular a discussão e apontar caminhos para a construção de conhecimentos. Todos os tutores consideram importante oportunizar um clima acolhedor e encorajar a interação entre os estudantes, congruência social. Chama a atenção que somente 30% percebem como importante ter experiência com o método da ABP. Conclusões: dentre as características em relação ao papel do tutor da ABP, o domínio de conteúdo é expresso por meio da demonstração de estudo e conhecimento e a congruência cognitiva se caracteriza pelo incentivo ao raciocínio clínico e à discussão para a construção de conhecimentos.

 

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

1.
Barbosa TM, Franceschi AJ, Delunardo SS. Características do tutor efetivo na ótica de professores de medicina. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 24º de janeiro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];23(2):42-6. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/57847

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Artigo Original