Características do tutor efetivo na ótica de professores de medicina
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2021v23i2a3Palavras-chave:
Mentores, Estudantes de Medicina, Educação Médica, Docentes de MedicinaResumo
Objetivo: verificar as características observadas pelos professores em relação ao papel do tutor na vivência da ABP de um curso de Medicina de SC. Metodologia: pesquisa quali e quantitativa, com aplicação de questionário com base nos domínios de conteúdo, de congruência social e de congruência cognitiva sobre as características do tutor efetivo. Participaram 16 tutores de um curso de Medicina que utiliza Metodologias Ativas, a partir da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Parecer nº4.793.638. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o agrupamento das características encontradas conforme os três domínios do questionário aplicado. Resultados: A maioria dos tutores (81,3%) entendem que o domínio de conteúdo é atingido por meio demonstração de estudo e conhecimento. Acerca da congruência cognitiva, 93,8% destaca mobilizar o raciocínio clínico, estimular a discussão e apontar caminhos para a construção de conhecimentos. Todos os tutores consideram importante oportunizar um clima acolhedor e encorajar a interação entre os estudantes, congruência social. Chama a atenção que somente 30% percebem como importante ter experiência com o método da ABP. Conclusões: dentre as características em relação ao papel do tutor da ABP, o domínio de conteúdo é expresso por meio da demonstração de estudo e conhecimento e a congruência cognitiva se caracteriza pelo incentivo ao raciocínio clínico e à discussão para a construção de conhecimentos.
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