CARACTERÍSTICAS DEL TUTOR EFECTIVO DESDE EL PUNTO DE PROFESOR DE MEDICINA

Autores/as

  • Tatiane Muniz Barbosa Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) – Rio do Sul (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3575-1555
  • Ana Júlia Franceschi Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) – Rio do Sul (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5377-1699
  • Sabrine Santos Delunardo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) – Rio do Sul (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8609-4842

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2021v23i2a3

Palabras clave:

Mentores, Estudantes de Medicina, Educação Médica, Docentes de Medicina

Resumen

Objetivo: verificar as características observadas pelos professores em relação ao papel do tutor na vivência da ABP de um curso de Medicina de SC. Metodologia: pesquisa quali e quantitativa, com aplicação de questionário com base nos domínios de conteúdo, de congruência social e de congruência cognitiva sobre as características do tutor efetivo. Participaram 16 tutores de um curso de Medicina que utiliza Metodologias Ativas, a partir da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Parecer nº4.793.638. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o agrupamento das características encontradas conforme os três domínios do questionário aplicado. Resultados: A maioria dos tutores (81,3%) entendem que o domínio de conteúdo é atingido por meio demonstração de estudo e conhecimento. Acerca da congruência cognitiva, 93,8% destaca mobilizar o raciocínio clínico, estimular a discussão e apontar caminhos para a construção de conhecimentos. Todos os tutores consideram importante oportunizar um clima acolhedor e encorajar a interação entre os estudantes, congruência social. Chama a atenção que somente 30% percebem como importante ter experiência com o método da ABP. Conclusões: dentre as características em relação ao papel do tutor da ABP, o domínio de conteúdo é expresso por meio da demonstração de estudo e conhecimento e a congruência cognitiva se caracteriza pelo incentivo ao raciocínio clínico e à discussão para a construção de conhecimentos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 03/2014, de 20 de junho de 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Of União, Brasília, DF, 23 jun. 2014. Seção 1, p. 8-11.

Almeida MJ, Campos JJB, Turini BB, Nicoletto SCS, Pereira LA, Rezende LR, et al. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná. Rev Bras Educ Méd. 2007;31(2):156-65. doi: 10.1590/S0100-55022007000200006.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Conselho Nacional De Educação [Internet]. 2001 [acesso em 22 mar. 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao

Leon LB, Onófrio FQ. Aprendizagem Baseada em Problemas na graduação médica–uma revisão da literatura atual. Rev Bras Educ Méd. 2015;39(4):614-9. doi: 10.1590/1981-52712015v39n4e01282014

Borochovicius E, Tortella JCB. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio Aval Pol Públ Educ. 2014;22(83):263-94. doi: 10.1590/S0104-40362014000200002

Gomes AP, Rego S. Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem? Rev Bras Educ Méd. 2011;35(4):557-66. doi: 10.1590/S0100-55022011000400016

Tsuji H, Silva RHA. Aprender e ensinar na escola vestida de branco. São Paulo: Phorte; 2010.

Martins AC, Falbo Neto G, Silva FAM. Características do tutor efetivo em ABP: uma revisão de literatura. Rev Bras Educ Méd. 2018;42(1):105-14. doi: 10.1590/1981-52712018v42n1RB20160100

Schmidt HG, Moust JH. What makes a tutor effective? A structural equations modeling approach to learning in problem-based curricula. Acad Med. 1995;(70):708-14. doi: 10.1097/00001888-199508000-00015.

Scheffer MC, Cassenote AJF. A feminização da medicina no Brasil. Rev Bioét. 2013;21(2):268-77.

Ferreira CC, Souza AML. Formação e prática do professor de medicina: um estudo realizado na Universidade Federal de Rondônia. Rev Bras Educ Méd. 2016;40(4):635-43. doi: 10.1590/1981-52712015v40n4e01012015

Organização Mundial da Saúde. Gabinete da Rede de Profissões de Saúde - Enfermagem & Obstetrícia do Departamento de Recursos Humanos para a Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra: OMS; 2010.

Fertonani, HP, Pires DEP, Biff D, Scherer MDA. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciênc Saúde Coletiva. 2015;20(6):1869-78. doi: 10.1590/1413-81232015206.13272014.

Franco CAGS, Cubas MR, Franco RS. Currículo de medicina e as competências propostas pelas diretrizes curriculares. Rev Bras Educ Méd. 2014;38(2):221-30. doi: 10.1590/S0100-55022014000200009

Costa NMSC. Docência no ensino médico: por que é tão difícil mudar? Rev Bras Educ Méd. 2007;31(1):21-30. doi: 10.1590/S0100-55022007000100004

Faria L, Santos LAC. Influências dos modelos de educação e prática médicas no Brasil: o desenvolvimento da saúde global. Hist Debates Tend. 2021;21(3):80-98. doi: .5335/hdtv.21n.3.12685

Campos FE, Ferreira JR, Feuerwerker L, Sena RR, Campos JJB, Cordeiro H, et al. Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidades da Atenção Básica. Rev Bras Educ Méd. 2021;25(2):53-9. doi: 10.1590/1981-5271v25.2-007

Silva LC, Colares MFA, Pinto MPP, Troncon LEA. O professor como modelo aos seus estudantes: perspectivas da área da saúde. Sci Med. 2019;29(4):e35862. doi: 10.15448/1980-6108.2019.4.35862

Ardisson GMC, Andrade RO, Andrião AV, Mafra AC, Fonseca MCKL, Amâncio MG, et al. Saúde mental e qualidade de vida dos estudantes de faculdades de medicina brasileiras: uma revisão integrativa. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(6):e6953. doi: 10.25248/reas.e6953.2021

Chiarella T, Bivanco-Lima D, Moura JC, Marques MCC, Marsiglia RMG. A pedagogia de Paulo Freire e o processo ensino-aprendizagem na educação médica. Rev Bras Educ Méd. 2015;39:418-25.

Martins ACS. Congruência social, congruência cognitiva e conhecimento do tutor e sua associação com o processo de aprendizagem no grupo tutorial em ABP. Estudo longitudinal baseado em mapas conceituais [tese]. Recife: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMI; 2014.

Publicado

2023-01-24

Cómo citar

1.
Barbosa TM, Franceschi AJ, Delunardo SS. CARACTERÍSTICAS DEL TUTOR EFECTIVO DESDE EL PUNTO DE PROFESOR DE MEDICINA. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 24 de enero de 2023 [citado 21 de noviembre de 2024];23(2):42-6. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/57847

Número

Sección

Artigo Original