Análise do estresse do estudante de enfermagem em sua rotina acadêmica

Autores

  • Isabela Lourenson Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Giovanna Ghissardi Marius Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Janie Maria de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-1840.2024v26a33

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Universidades, Estresse Psicológico, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre estudantes do curso de enfermagem durante sua vida acadêmica. Métodos: realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, no período de junho a agosto de 2023, junto aos estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada e filantrópica no interior do estado de São Paulo. Utilizou-se o instrumento Avaliação do Estresse do Estudante de Enfermagem, composto por dados sociodemográficos e aspectos específicos em situações comuns na rotina dos estudantes para quantificar a intensidade do estresse, abrangendo seis domínios: “Ambiente”, “Atividade Teórica”, “Atividade Prática”, “Comunicação”, “Gerenciamento de Tempo” e “Formação Profissional”. A análise dos dados incluiu estatísticas descritiva e inferencial para identificar associações entre variáveis. Resultados: dos 66 participantes, 43,9% estão na faixa etária entre 21 e 25 anos; 77,2% são do gênero feminino; 28,7% encontram-se matriculados no 2º período do curso, sendo que 59% dos entrevistados já trabalham; 68,1% residem com a família; e 66,6% moram na cidade do curso. Os resultados do nível de estresse foram estratificados pela classificação geral. A frequência de classificação da intensidade do estresse indicou baixo nível em todos os seis domínios. Houve associação significativa nos domínios do “Ambiente” com duas variáveis: idade (p - valor: 0,023) e reside em Sorocaba (p - valor: < 0,001); também entre “Atividade Teórica com local de moradia” (p - valor: 0,004). Conclusão: a análise ao longo dos períodos revelou um resultado favorável, pois os estudantes de enfermagem conseguem manter uma rotina acadêmica com baixo nível de estresse, evidenciando...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

World mental health report: transforming mental health for all. Geneva: World Health Organization; 2022. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

Pavan B. 72% dos brasileiros estão estressados no trabalho. Isto É Dinheiro [Internet] 2023 [acesso em 10 out. 2023]. Disponível em: 72% dos brasileiros estão estressados no trabalho, revela pesquisa - ISTOÉ DINHEIRO

Cardoso JV, Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Silva DA. Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Rev Enferm UFPE. 2019;13. doi: 10.5205/1981-8963.2019.241547.

Yosetake AL, Camargo IM, Luchesi LB, Donato EC, Teixeira CA. Estresse percebido em graduandos de enfermagem. Rev Eletr Saúde Ment Alcool Drog. 2018;14(2):117-24. doi: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000336.

Melo HE, Severian PFG, Eid LP, Souza MR, Sequeira CAC, Souza MGG, et al. Impacto dos sintomas de ansiedade e depressão na autoeficácia percebida em estudantes de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2021;34:eAPE01113. doi: 10.37689/acta-ape/2021AO01113.

Brito MCC, Araújo RMBV, Dias MSA, Silva LCC, Rodrigues PV, Moita MP. Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de enfermagem. Rev Cofen [Internet]. 2019;10(6):70-8. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2391/653.

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK de, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto Contexto Enferm. 2018;27(1):e0370014. doi: 10.1590/0104-07072018000370014.

Salvi CPP, Mendes SS, Martino MMFD. Profile of nursing students: quality of life, sleep and eating habits. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020;73:e20190365. doi: 10.1590/0034-7167-2019-0365

ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES – 2018 [Internet]. Brasília (DF): Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior; 2019 [acesso em 10 out. 2023]. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf

Costa ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). Rev esc enferm USP [Internet]. 2009;43(spe):1017–26. doi: 10.1590/S0080-62342009000500005.

Porto MAS, Soares AB. Expectativas e adaptação acadêmica em estudantes universitários. Psicol Teor Prát. 2007;19(1):208-19. doi: 10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p208-219.

Lima RL, Soares MEC, Prado SN, Albuquerque GSC. Estresse do estudante de medicina e rendimento acadêmico. Rev Bras Educ Med. 2016;40(4):678–84. doi: 10.1590/1981-52712015v40n4e01532015.

Fonseca JRF, Calache ALSC, Santos MR, Silva RM, Moretto SA. Associação dos fatores de estresse e sintomas depressivos com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:03530. doi: 10.1590/S1980-220X2018030403530.

Lomba JC, Pan MAGS. Apoio psicológico ao universitário: a expressão do sofrimento em oficinas virtuais. Psicol Educ. 2021;53(2º sem.):76-85. doi: 10.23925/2175-3520.2021i53p76-85

Cardoso BS, Vaez AC, Sá LA, Ribeiro CJN, Alves JAB. Metodologia de ensino e percepção de qualidade de vida e estresse em estudantes de enfermagem do Nordeste do Brasil. RSD. 2021;10(7):e30810716626. doi: 10.33448/rsd-v10i7.16626.

Lima DWC, Gonçalves JS, Azevedo LDS,Vieira AN, Pessa RP, Luis MAV. Sofrimento psíquico dos universitários de enfermagem no contexto da vida acadêmica. Rev Enferm UFSM. 2021;11:e23:1-23. doi: 10.5902/2179769244220.

Padovani RC, Neufeld CB, Maltoni J, Barbosa LNF, Souza WF, Cavalcanti HAF, Lameu JN. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev Bras Ter Cogn 2014;10(1):02-10. doi: 10.5935/1808-5687.20140002

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sinopse do Censo Brasileiro de 2010 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 [acesso em 10 out 2023]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=249230.

Zago L, Santos PL, Scorsolini-Comin F, Santos MA. Funcionamento familiar na perspectiva de jovens universitários: influência de variáveis sociodemográficas e características familiares. Rev Família Ciclos Vida Saúde Contexto Soc [Internet]. 2021 [acesso em 10. out. 2023];9(1):43-54. Disponível em:

https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/5195.

Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMP, Moreira TMM. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paul Enferm [Internet]. 2017;30(2):190–6. doi: 10.1590/1982-0194201700029.

Barroso SM, Sousa AAS, Rosendo LS. Impacto da solidão na qualidade de vida de universitários de Minas Gerais. Psicol Cienc Prof. 2023;43:e243909. doi: 10.1590/1982-3703003243909.

Lemes MA, Marin MJS, Lazarini CA, Bocchi SCM, Ghezzi JFSA, Higa EFR. Representações sociais de estudantes de enfermagem sobre a avaliação na aprendizagem ativa. Rev Mineira Enferm. 2021;25(1):e1396. doi: 10.5935/1415.2762.20210044.

Oliveira CC, Mendes AVS. Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa. J Health NPEP. 2020;5(1):369-95. doi: 10.30681/252610103549.

Brasil. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Saúde Mental nº 34 [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013 [acesso em 10 out. 2023].

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

1.
Lourenson I, Marius GG, Almeida JM de. Análise do estresse do estudante de enfermagem em sua rotina acadêmica. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 19º de dezembro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];26(Fluxo contínuo):e64485. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/64485

Edição

Seção

Artigo Original