Análise do estresse do estudante de enfermagem em sua rotina acadêmica

Autores/as

  • Isabela Lourenson Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Giovanna Ghissardi Marius Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Janie Maria de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-1840.2024v26a33

Palabras clave:

Estudantes de Enfermagem, Universidades, Estresse Psicológico, Saúde Mental

Resumen

Objetivo: avaliar a intensidade dos fatores de estresse entre estudantes do curso de enfermagem durante sua vida acadêmica. Métodos: realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, no período de junho a agosto de 2023, junto aos estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada e filantrópica no interior do estado de São Paulo. Utilizou-se o instrumento Avaliação do Estresse do Estudante de Enfermagem, composto por dados sociodemográficos e aspectos específicos em situações comuns na rotina dos estudantes para quantificar a intensidade do estresse, abrangendo seis domínios: “Ambiente”, “Atividade Teórica”, “Atividade Prática”, “Comunicação”, “Gerenciamento de Tempo” e “Formação Profissional”. A análise dos dados incluiu estatísticas descritiva e inferencial para identificar associações entre variáveis. Resultados: dos 66 participantes, 43,9% estão na faixa etária entre 21 e 25 anos; 77,2% são do gênero feminino; 28,7% encontram-se matriculados no 2º período do curso, sendo que 59% dos entrevistados já trabalham; 68,1% residem com a família; e 66,6% moram na cidade do curso. Os resultados do nível de estresse foram estratificados pela classificação geral. A frequência de classificação da intensidade do estresse indicou baixo nível em todos os seis domínios. Houve associação significativa nos domínios do “Ambiente” com duas variáveis: idade (p - valor: 0,023) e reside em Sorocaba (p - valor: < 0,001); também entre “Atividade Teórica com local de moradia” (p - valor: 0,004). Conclusão: a análise ao longo dos períodos revelou um resultado favorável, pois os estudantes de enfermagem conseguem manter uma rotina acadêmica com baixo nível de estresse, evidenciando...

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Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

1.
Lourenson I, Marius GG, Almeida JM de. Análise do estresse do estudante de enfermagem em sua rotina acadêmica. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 19 de diciembre de 2024 [citado 22 de diciembre de 2024];26(Fluxo contínuo):e64485. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/64485

Número

Sección

Artigo Original