Desenvolvimento de um programa mediado por tecnologias digitais para a formação de professores sobre o transtorno do espectro do autismo
possibilidades da informação digital
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2024v26a11Palavras-chave:
Educação a distância, Transtorno do Espectro do Autismo, Tecnologia, Formação de professores, Inclusão SocialResumo
Objetivo: a educação continuada focada na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) pode contribuir para uma melhor implementação de práticas educacionais, e o uso de tecnologias on-line é uma alternativa para aumentar o número de profissionais especializados. Método: este estudo desenvolve um programa de formação à distância para professores (PFDP) baseado na identificação prévia dos requisitos essenciais para a capacitação de profissionais da educação que cuidam de crianças com TEA por meio de ambientes de aprendizagem digital colaborativos, que são utilizados para facilitar técnicas de aprendizagem, estratégias e recursos, com o objetivo de fomentar a inovação; testa e discute a viabilidade do programa. Resultados: um total de 187 profissionais da educação de um município no Brasil participaram deste estudo e responderam a um questionário estruturado para coletar informações sobre práticas, atitudes e conhecimentos. Os dados foram analisados quantitativamente para caracterizar a amostra, e as respostas foram analisadas qualitativamente usando o software de assistência à codificação Nvivo e codificação manual; conceitos-chave foram isolados, temas desenvolvidos e citações foram identificadas dentro das transcrições de entrevistas que facilitam a ilustração da análise de dados. A saturação de dados foi alcançada por meio de entrevistas para identificar temas para o currículo do curso. Conclusão: a partir dos resultados e com base em metodologias de aprendizagem ativa para abordar problemas do mundo real e promover soluções práticas e colaborativas para desafios diários com suporte teórico, o DTTP foi projetado, e sua aplicação conduzida e avaliada.
Downloads
Metrics
Referências
Maenner MJ, Shaw KA, Baio J, Washington A, Patrick M, DiRienzo M, et al. Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2016. MMWR Surveillance Summaries 2020;69(4)1-12. doi: 10.15585/mmwr.ss6904a1.
Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil [Internet]. Brasília (DF): Senado Federal; 1988 [acesso em 20 jan. 2024]. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Brasil. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 [Internet] [acesso em 20 jan. 2024]. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
Brasil. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020 [Internet] [acesso em 20 jan. 2024]. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm
Cabral CS, Marin AH. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura. Educ. Rev 2017;33: e142079. doi: 10.1590/0102-4698142079.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dados finais do Censo Escolar 2018 são publicados no Diário Oficial da União [Internet] [acesso em 20 jan. 2024]. Disponível em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-finais-do-censo-escolar-2018-sao-publicados-no-diario-oficial-da-uniao/21206
Barbosa AG, Conti CF. Formação em psicologia e educação inclusiva: um estudo transversal. Psicol Esc Educ. 2021;15(2):231–4. doi: 10.1590/S1413-85572011000200005.
Petri R. Bonneuil: escola ou tratamento? Estilos Clin. 1998;3(4):90–5. doi: 10.11606/issn.1981-1624.v3i4p90-95.
Taylor DC, Hamdy H. Adult learning theories: implications for learning and teaching in medical education: AMEE Guide No. 83. Med Teach. 2013;35(11):e1561–72. doi: 10.3109/0142159X.2013.828153.
Mauch C, Santana W. Escola para todos: experiências de redes municipais na inclusão de alunos com deficiência, TEA, TGD e altas habilidades [Internet]. Brasília (DF): UNESCO; 2016 [acesso em 20 jan. 2024]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246611.
Choi JI, Hannafin M. Situated cognition and learning environments: roles, structures, and implications for design. Educ Technol Res Dev. 1995;43(2):53-69. doi: 10.1007/BF02300472.
Durning SJ, Artino AR. Situativity theory: A perspective on how participants and the environment can interact: AMEE Guide no. 52. Med Teach. 2011;33(3):188-99. doi: 10.3109/0142159X.2011.550965.
Lave J, Wenger E. Situated learning: legitimate peripheral participation [Internet]. Cambridge: University Press; 1991 [acesso em 20 jan. 2024]. Disponível em: https://www.cambridge.org/highereducation/books/situated-learning/6915ABD21C8E4619F750A4D4ACA616CD#overview
Duvivier RJ, van Dalen J, Muijtjens AM, Moulaert, VR, van Vleuten CP, Scherpbier AJ. The role of deliberate practice in the acquisition of clinical skills. BMC Med Educ. 2011;11(1):1–7. doi: 10.1186/1472-6920-11-101
Archer MS. The reflexive imperative in late modernity. Cambridge: Cambridge University Press; 2012. doi: 10.1017/CBO9781139108058
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
Imbernon F. Un nuevo desarrollo profesional del profesorado para una nueva educación. Rev Ciênc Hum [Internet]. 2011 [acesso em 20 jan. 2024];12(19):75–86. Disponivel em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/343
Torres JP, Mendes EG. Atitudes sociais e formação inicial de professores para a educação especial. Rev Bras Educ Espec. 2019:25(4):765–80. doi: 10.1590/s1413-65382519000400014.
Fuller B, Clarke P. Raising school effects while ignoring culture? Local conditions and the influence of classroom tools, rules, and pedagogy. RER. 1994;64(1):119–57. doi: 10.3102/00346543064001119.
Hess KL, Morrier MJ, Heflin LJ, Ivey M L. Autism treatment survey: services received by children with autism spectrum disorders in public school classrooms. J Autism Dev Disord. 2008;38(5):961–71. doi: 10.1007/s10803-007-0470-5.
Leblanc L, Richardson W, Burns KA. Autism spectrum disorder and the inclusive classroom: effective training to enhance knowledge of ASD and evidence-based practices. Teach Educ Spec Educ. 2009;32(2):166–79. doi: 10.1177/0741932507334279.
Saade S, Bean YF, Gillespie-Lynch K, Poirier N, Harrison A J. Can participation in an online ASD training enhance attitudes toward inclusion, teaching self-Efficacy and ASD knowledge among preservice educators in diverse cultural contexts? Inter J Inclu Educ. 2021;28(2):161–76. doi: 10.1080/13603116.2021.1931716.
Omote S, Oliveira AASD, Baleotti LR, Martins SESDO. Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão. Paidéia (Ribeirão Preto). 2005;15(32):387–96. doi: 10.1590/S0103-863X2005000300008.
Mizukami MDGN. Desenvolvimento profissional da docência: analisando experiências de ensino e aprendizagem. Pro-Posições [Internet]. 2016 [acesso em 20 jan. 2024];11(1):97–109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644061/11505.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.