Comunicação interatrial
Palavras-chave:
defeitos do septo interatrial, cardiopatias congênitasResumo
RESUMO A comunicação interatrial (CIA) é uma cardiopatia congênita acianogênica comum que raramente é diagnosticada. Caracteriza-se por shunt esquerdo-direito, levando a um hiperfluxo sanguíneo pulmonar. Com freqüência é assintomática, mas pode, no decorrer do tempo, levar à dispnéia, palpitações, infecções respiratórias, déficit ponderal e raramente insuficiência cardíaca. Como sinais clínicos podemos encontrar o desdobramento fixo e amplo de segunda bulha e sopro sistólico no terceiro espaço intercostal esquerdo. Os exames complementares utilizados para o seu diagnóstico são: raio X de tórax, eletrocardiograma, ecocardiografia, cateterismo, ressonância magnética e medicina nuclear. Existem várias abordagens terapêuticas, como correção cirúrgica e fechamento percutâneo do defeito.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.