von Willebrand disease and pregnancy
Keywords:
doenças de von Willebrand, gravidezAbstract
A doença de von Willebrand (vWD) é patologia autossômica dominante caracterizada por alterações da hemostasia. Dificulta a adesão das plaquetas ao endotélio lesado. Apresenta diferentes fenótipos clínicos, sendo o sangramento mucocutâneo o mais comum, principalmente epistaxe e menorragia¹. Sangramentos em outros locais, como no sistema gênito-urinário e aparelho digestivo, também ao relatados, embora menos freqüentemente. A prevalência da Doença é cerca de 1%. Classifica-se em três tipos, de acordo com o defeito do Fator de von Willebrand (vWF). Para diagnóstico e classificação da vWD, são relevantes os dados da história de sangramento pessoal e familiar, além da completa análise laboratorial que inclui: Tempo de Sangramento (TS), Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA), métodos de filtragem sob alta pressão (“high shear stress”), Dosagem do antígeno do Fator de von Willebrand (vWF:Ag), Atividade Cofatora da Ristocetina (vWF:RCo) e padrão multimérico do vWF. Para o tratamento da deficiência do fator de von Willebrand pode-se utilizar a administração endovenosa tanto de desmopressina (DDAVP): 12/12h, com efeito restrito a duas a duas repetições como Concentrados de fator VIII (livres de contaminação virótica) que elimina a necessidade de plasma fresco congelado ou crioprecipitado. Os estudos da associação doença de von Willebrand e ciclo gravídico-puerperal são escassos na literatura alienígena e menos ainda na nacional. Nessas pacientes muitos autores preconizam o parto por via vaginal com o intuito de evitar maior risco de sangramento que, normalmente, é maior na cesárea, entretanto, há relatos de partos bem sucedidos ultimados por cesárea por indicação obstétrica, quando tratados profilaticamente de maneira adequada com o fator VIII. Recentemente, desaconselha-se às pacientes portadoras da doença de von Willebrand que engravidem. Relataremos, neste artigo, um caso de gestação em paciente com diagnóstico de von Willebrand onde houve boa evolução da gestação. A assistência no ciclo gravídico puerperal ocorreu na Clínica Obstétrica da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, da PUCSP (Serviço do Professor Neme).Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.