Melhoria de processos no SUS como proposta de possibilidades mais próximas de mudanças: estudo piloto
Palabras clave:
sistema único de saúde, centros de saúde, acesso aos serviços de saúde, administração de serviços de saúde, educação médica continuadaResumen
Dentre as possibilidades de mudanças organizacionais no SUS, conforme o modelo de Galbraith, que contempla a Estratégia (direções do sistema), Estrutura (hierarquia e fluxo decisório), Processos (fluxos de trabalho), Pessoas (competências) e Recompensa (motivação), aquelas referentes aos processos estão, na visão deste artigo, entre as mais próximas de êxito. No caso das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que recebem um fluxo muito grande de pessoas, com demanda espontânea e de agendamentos, é importante que se tenha cuidado com a logística do atendimento, evitando-se a presença desnecessária na UBS. As equipes das UBSs de Sorocaba, por meio da Estratégia de Educação Permanente, foram encorajadas a fazer discussões e buscar caminhos para melhorais no atendimento ao cliente. O grande volume de pessoas diariamente nas unidades, visto como um problema que comprometia a qualidade do atendimento, foi o que motivou a análise e melhoria dos processos. Usando-se métodos de modelagem de processos, definição de indicadores e gestão de mudanças, foi possível melhorar dois processos relacionados ao fluxo de pessoas nas UBSs, o de pacientes com vários agendamentos no mesmo mês e o de pacientes que buscam medicamento de uso contínuo.
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Citas
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