Mão reumatoide: um caso de sinovite crônica associado às rupturas tendinosas
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1984-4840201726409Palabras clave:
artrite reumatoide, sinovite, doença crônica, traumatismos dos tendões, rupturaResumen
A artrite reumatoide é uma doença crônica, progressiva e simétrica caracterizada por sinovite poliarticular e destruição articular. Trata-se da artrite inflamatória mais frequente. A sinovite usualmente acomete a face dorsal do punho, ocorre expansão e erosão da membrana sinovial, distensão das estruturas capsulo-ligamentares e destruição da cartilagem e osso subcondral, o que causa dor, deformidade e incapacidade funcional. Apesar do tratamento conservador, muitos pacientes têm a progressão da doença. As intervenções cirúrgicas melhoram a função do punho e da mão em muitos pacientes. O objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de sinovite dorsal do punho associado a deslocamento dorsal da cabeça da ulna, ocasionando ruptura dos tendões extensor longo do polegar e extensores dos dedos anular e mínimo.
Descargas
Métricas
Citas
Pardini A, Souza G. Atualização em artrite reumatóide. Clínica ortopédica. Rio de Janeiro: Medsi; 2004. v. 5.
Chakkour I. Mão reumatóide. Casos clínicos em Ortopedia e traumatologia. São Paulo: Manole; 2009. p. 117-20.
Feldon P, Terrono AL, Millender LH. Rheumatoid arthritis and other connective tis-sue diseases. In: Green DP, Hotchkiss RN, Pederson WC, editors. Greens operative hand surgery. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005. p. 2049-136.
Brown FE, Brown ML. Long term results after tenosynovectomy to treat rheumatoid hand. J Hand Surg. 1988;13A:704-8.
Trieb K. Treatment of the wrist in rheumatoid arthritis. J Hand Surg. 2008;33A:113-23.
Ghellioni G, Silva L, Piovezan PA, Martins RO. Efeito do uso da metilprednisolona no manguito rotador em ratos. Estudo biomecânico e histológico. Rev Bras Ortop. 2015;50(3):260-5.
Slater RR. The Sauvé-Kapandji procedure. J Hand Surg. 2008;33A:1632-8.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.