Análise do impacto do projeto terapêutico singular no serviço de saúde, comunidade e ensino médico
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2023v25a11Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Sistema de Aprendizagem em Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Faculdades de MedicinaResumen
Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, homologadas em 2014, reforçam a necessidade de maior inserção do discente em cenários práticos condizentes com a realidade brasileira. A elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) durante o estágio de Saúde Coletiva é uma das ferramentas usadas para ampliar a integração entre ensino, serviço e comunidade (IESC). Objetivos: avaliar o impacto da aplicação do PTS no ensino, no serviço e na comunidade. Métodos: entrevistas e visitas às famílias e equipe de saúde e coleta de dados através do Google Forms® para obter as impressões dos alunos e professores. Resultados: a maioria dos envolvidos entende os benefícios do PTS no aprendizado e como ferramenta de avaliação; como dificuldade citam, principalmente, tempo, falta de vínculo e de seguimento das propostas. Discussão: os dados encontrados condizem com os dados da literatura sobre as potencialidades e dificuldades ligadas ao PTS. Conclusão: a elaboração de um projeto terapêutico proporcionou estabelecimento de integração entre ensino, serviço de saúde e comunidade, porém há pontos a serem reavaliados.
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