Análise do impacto do projeto terapêutico singular no serviço de saúde, comunidade e ensino médico

Autores/as

  • Maria Carolina Pereira da Rocha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Nathalia Braido Francisco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Maria Beatriz Cantú Tavares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Fábio Miranda Junqueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2023v25a11

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Sistema de Aprendizagem em Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Faculdades de Medicina

Resumen

Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, homologadas em 2014, reforçam a necessidade de maior inserção do discente em cenários práticos condizentes com a realidade brasileira. A elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) durante o estágio de Saúde Coletiva é uma das ferramentas usadas para ampliar a integração entre ensino, serviço e comunidade (IESC). Objetivos: avaliar o impacto da aplicação do PTS no ensino, no serviço e na comunidade. Métodos: entrevistas e visitas às famílias e equipe de saúde e coleta de dados através do Google Forms® para obter as impressões dos alunos e professores. Resultados: a maioria dos envolvidos entende os benefícios do PTS no aprendizado e como ferramenta de avaliação; como dificuldade citam, principalmente, tempo, falta de vínculo e de seguimento das propostas. Discussão: os dados encontrados condizem com os dados da literatura sobre as potencialidades e dificuldades ligadas ao PTS. Conclusão: a elaboração de um projeto terapêutico proporcionou estabelecimento de integração entre ensino, serviço de saúde e comunidade, porém há pontos a serem reavaliados.

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Publicado

2024-04-03

Cómo citar

1.
Rocha MCP da, Francisco NB, Tavares MBC, Junqueira FM. Análise do impacto do projeto terapêutico singular no serviço de saúde, comunidade e ensino médico. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 3 de abril de 2024 [citado 21 de noviembre de 2024];25(Fluxo contínuo):e64059. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/64059

Número

Sección

Artigo Original