SERVIÇOS DE ALOCAÇÃO/RECOLOCAÇÃO DE EXECUTIVOS: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Eymar Barbosa da Cruz
  • Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11863

Palavras-chave:

alocação/recolocação de executivos, assessoria de Recursos Humanos, mercado de trabalho

Resumo

Este artigo analisa os procedimentos utilizados por uma Assessoria de Recursos Humanos – Empresa Alfa, para atender às demandas de seus clientes – indivíduos/organizações, no tocante à alocação/recolocação profissional. Realizou-se pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, analisando-se os processos internos, a percepção de empresas contratantes para preenchimento de vagas de executivos, bem como de profissionais - recolocados ou não, no mercado de tarbalho. Os resultados mostraram que os processos de alocação/recolocação da organização estudada acompanharam as mudanças do mercado de trabalho brasileiro, e fatores como redes de relacionamento, comprometimento e tecnologia são fundamentais para os serviços de uma assessoria de Recursos Humanos.

Biografia do Autor

Eymar Barbosa da Cruz

Mestre em Administração pela FEAD-Minas, Pós-Graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Executivo na área financeira, com experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Professor em cursos de Pós-Graduação, tem como áreas de interesse acadêmico a engenharia financeira e carreiras de executivos.

Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz

Doutor em Administração pela UFMG. Pequisador da Fundação João Pinheiro. Professor do Mestrado em Administração Pública da Fundação João Pinheiro, e em cursos de Pós-Graduação. Tem como áreas de interesse acadêmico a avaliação e monitoramento de políticas públicas, e a gestão de organizações complexas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos