PREFERÊNCIA POR CARREIRA E GERAÇÃO Y
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11867Palavras-chave:
Competitividade, Carreira e Geração YResumo
Este estudo tem por objetivo analisar as diferentes expectativas em termos de preferências por carreira de jovens universitários, membros da chamada Geração Y. Para tanto, conduziu-se duas pesquisas no mesmo Centro Universitário, na cidade de São Paulo, com alunos de administração. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, transversal e correlacional, que investigou 220 alunos concluintes de um curso de administração, na cidade de São Paulo, sendo 80 em 2009 e 140 em 2011, respectivamente. Os dados revelaram que, embora a crença de que os jovens preferem carreiras mais desafiadoras ainda seja dominante, os resultados obtidos auxiliaram na identificação da opção por “estilo de vida” como âncora de carreira principal, com alta incidência estatística no público feminino e, por outro lado, “gerência geral” como principal âncora do público masculino, além da escolha de “autonomia e independência”, como segunda âncora de ambos os gêneros, o que confirma a tendência apontada pelos principais pesquisadores do tema Geração Y. Mesmo realizando a pesquisa com os sujeitos em 2009 e 2011, a grande maioria dos dados revelaram muitas similitudes em termos de preferências por carreira.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).