Níveis de resiliência em adultos da geração Y de uma Instituição de Ensino Superior.

Autores

  • Aleksander Roncon
  • Indiara Beltrame
  • Welington Carlos Campos
  • Ewerton Taveira Cangussu
  • Bernadete Lema Mazzafera

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i3.13759

Palavras-chave:

Resiliência, Carreira e Geração Y

Resumo

 

Este estudo objetiva verificar os níveis de resiliência em adultos da geração Y de uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, por meio de levantamento de dados primários. A técnica utilizada foi survey, com aplicação do questionário validado por Barbosa (2006) que deu origem ao Questionário do Índice de Resiliência. Analisados os resultados considera-se que os respondentes se localizam entre a condição "Boa" do Padrão de Controle de Passividade e a condição "Moderada" do Padrão de Controle de Intolerância. Assim, clarifica-se a necessidade de melhorias e atualizações quanto ao comportamento resiliente.

Biografia do Autor

Aleksander Roncon

Doutorando em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre em Administração pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Especialista em Gestão Empresarial; em Desenvolvimento Gerencial e em Gestão da Qualidade pelo INBRAPE - Docente e Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Arthur Thomas - Presidente do Colegiado do Curso de Administração da Faculdade Arthur Thomas - Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração da Faculdade Arthur Thomas - Docente em Pós-Graduação pelo Instituo Brasileiro de Estudos (IBEST), Instituição de Ensino Superior na cidade de Cascavel (UNIVEL), Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Socio econômicos (INBRAPE) - Consultor - Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Teorias da Administração.

Indiara Beltrame

Mestrada em Administração pelo PPGA/UEL - Londrina. Especialista em Administração Comércio
Exterior (ênfase em Negócios Internacionais) pela URI, Erechim/RS. Graduada em Administração:
habilitação Comércio Exterior URI, Erechim/RS. Docente de graduação e pós-graduação da Faculdade Arthur Thomas/Londrina-PR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): Pessoas, Competências e Sustentabilidade do PPGA/UEL.

Welington Carlos Campos

Pós-graduando em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Arthur Thomas Londrina/PR, Pós-graduando em Gestão Empresarial pela Faculdade Arthur Thomas Londrina/PR, Pós-graduando em Marketing pela Faculdade Arthur Thomas Londrina/PR, Graduando em Administração pela Faculdade Arthur Thomas Londrina/PR. Gestor, Financeiro/Administrativo na Art & Luz Iluminação em Londrina/PR.

Ewerton Taveira Cangussu

Mestre em Administração de Empresas (Gestão de Negócios - Empreendedorismo) pelo PPA UEM/ UEL. Diretor Acadêmico da Faculdade Arthur Thomas, Coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós- Graduação da Faculdade Arthur Thomas/ISAE/FGV., Coordenador do Programa de MBA Executivo da Faculdade Arthur Thomas em parceria com a Universidad Alcalá de Henares, da Espanha. Docente de Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas de Comportamento do Consumidor, Construção do Saber, Empreendedorismo, Metodologia da Pesquisa Científica, Administração de Marketing, Engenharia de Marketing, Inteligência Mercadológica e Marketing de Vanguarda. Especialista em Metodologia da Ação, Docente; em Saúde Coletiva; e em Gerência de Serviços de Saúde (todas pela UEL). Foi acadêmico de Administração de Empresas da UEPG. Egresso da carreira administrativa do Banco do Brasil.

Bernadete Lema Mazzafera

 

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Docente de graduação e Pos-Graduação da Faculdade Arthur Thomas nas disciplinas de Metodologia do Ensino e Estágio Supervisionado na qual orienta Trabalhos de Conclusão de Curso nas Áreas de Educação, Educação Especial, Fonoaudiologia, Administração e Enfermagem.

Downloads

Edição

Seção

Artigos