Amplitude da gestão da(s) diversidade(s) - implicações organizacionais e sociais.

Autores

  • JOAO LUIS ALVES PINHEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • JOAO BOSCO HORA GOIS UFF

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i2.16535

Palavras-chave:

DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE, COMPETITIVIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Resumo

Esse trabalho busca através da revisão da literatura apresenta casos concretos, identificar alguns dos diferentes eixos da(s) diversidade(s) (geracional, racial, gênero, por orientação sexual, deficiência física e cultural-imigracional). Dessa forma, a gestão da(s) diversidade(s) possibilita novos desafios e oportunidades aos profissionais que estiverem capacitados a lidar com essa realidade que se descortina para as organizações. Esses novos segmentos sociais, tem demandas específicas, tanto para ofertar novos agentes para as organizações, assim como abre a possibilidade de ofertar produtos e serviços específicos a tais públicos. Cabe destaque a associação do trabalho com a questão da globalização, suas possibilidades e limitações, quando percebe-se que esse é um processo contínuo e constante. As fronteiras entre as sociedades e países estão tênues, o que pode ser parcialmente explicado pelo avanço dos instrumentos de comunicação e o avanço do conhecimento, o que demanda revisão de paradigmas. O trabalho ainda apresenta a evolução e as interfaces entre a diversidade, a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Biografia do Autor

JOAO LUIS ALVES PINHEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professor Efetivo da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, lotado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) / Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC). Graduado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (1995) e ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (1996) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorando em POLÍTICA SOCIAL pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em ADMINISTRAÇÃO pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial - Fundação Getúlio Vargas - RJ, onde dedicou-se a pesquisa da Gestão Hoteleira (2002) - área: organização, gerência e marketing. Mestre em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal Fluminense, estudando o mercado de agronegócios e recursos humanos (1998) - área: comportamento organizacional. Graduado em DIREITO (2006) pela Universidade Gama Filho, onde explorou a questão do direito do consumidor bancário. Experiência como Coordenador de Curso e de Estágio. Tem experiência como consultor nos segmentos: educacional e de negócios (recursos humanos, marketing, produção e logistica). Avaliador ah doc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - INEP, do Ministério da Educação, desde 2001.

JOAO BOSCO HORA GOIS, UFF

PROFESSOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS POS GRADUANDOS EM POLITICA SOCIAL (ASSOCIADO II). DOUTOR EM SERVIÇO SOCIAL (PUC-SP). PROFESSOR PRODUTIVIDADE CNPQ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos