Da Experiência ao Aprendizado: a Prática Reflexiva como Recurso no Processo de Coaching de Executivos.

Autores

  • Germano Glufke Reis

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i3.17671

Palavras-chave:

Coaching, prática reflexiva, educação de adultos, aprendizado experiencial

Resumo

A prática do coaching de executivos tem recebido atenção crescente nas organizações eé também de interesse em pesquisas acadêmicas, nas quais procura-se investigar resultadose implicações organizacionais, características do processo, além de possíveis modelos deintervenção. Freqüentemente, é possível observar uma influência significativa da perspectivada psicologia, especialmente da psicologia com fins terapêuticos, nesse tipo de processo. Poroutro lado, a prática reflexiva é um conceito difundido no contexto da educação de adultos(adult learning), que, nos últimos anos, vem sendo atualizado para o universo organizacional.Baseia-se na premissa de que a experiência no ambiente organizacional é, potencialmente,uma das principais formas de aprendizado e, por outro lado, na de que o exercício da reflexãoé estratégia que maximiza o aprendizado a partir da experiência. Este trabalho teórico visapromover um diálogo entre esses dois conceitos, coaching e reflexão, visitando idéias etécnicas centrais para a prática de reflexão com fins de aprendizado e propondo possíveiscontribuições dessa prática para o exercício do coaching de executivos.

Biografia do Autor

Germano Glufke Reis

Doutorado sanduíche pela FEA/USP e University of Cambridge, Judge Business School, Inglaterra (apoio Capes).Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e psicólogo pela Universidade de Brasília, com focoem organizações. Professor da FGV/EAESP e professor e pesquisador do PPGA/FMU (mestrado/doutorado).Coordena o curso de extensão “Gestão de pessoas: políticas e práticas contemporâneas” . É integrante doNEOP - Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas da FGV/EAESP e é editor científico da revista Internext.

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