Da Experiência ao Aprendizado: a Prática Reflexiva como Recurso no Processo de Coaching de Executivos.
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v3i3.17671Keywords:
Coaching, prática reflexiva, educação de adultos, aprendizado experiencialAbstract
A prática do coaching de executivos tem recebido atenção crescente nas organizações eé também de interesse em pesquisas acadêmicas, nas quais procura-se investigar resultadose implicações organizacionais, características do processo, além de possíveis modelos deintervenção. Freqüentemente, é possível observar uma influência significativa da perspectivada psicologia, especialmente da psicologia com fins terapêuticos, nesse tipo de processo. Poroutro lado, a prática reflexiva é um conceito difundido no contexto da educação de adultos(adult learning), que, nos últimos anos, vem sendo atualizado para o universo organizacional.Baseia-se na premissa de que a experiência no ambiente organizacional é, potencialmente,uma das principais formas de aprendizado e, por outro lado, na de que o exercício da reflexãoé estratégia que maximiza o aprendizado a partir da experiência. Este trabalho teórico visapromover um diálogo entre esses dois conceitos, coaching e reflexão, visitando idéias etécnicas centrais para a prática de reflexão com fins de aprendizado e propondo possíveiscontribuições dessa prática para o exercício do coaching de executivos.Downloads
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).