PERCEPÇÕES DE SAÚDE E A SÍNDROME DE BURNOUT – APLICABILIDADE DA MBI-GS.

Autores

  • Marcelo da Silva Schuster UFSM / Doutorando
  • Valeria da Veiga Dias UFRGS / Doutoranda
  • Luciana Flores Battistella UFSM / Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i3.22120

Palavras-chave:

Burnout, MBI-GS, Serviço Público, Exaustão

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a aplicabilidade da MBI-GS e analisar a existência da relação entre a percepção de saúde dos colaboradores e a síndrome de Burnout. A MBI-GS demonstrou-se aplicável, os níveis de Burnout encontrados foram moderados, porém apresentando colaboradores nos três níveis de Burnout, alertando para a necessidade de uma intervenção por parte da instituição para prevenir os desencadeadores dessa síndrome. O estudo contribui para os estudos de Burnout, confirmando a relação inversa entre a síndrome e a percepção de saúde, e comprova estatisticamente que esta síndrome é uma das causas da diminuição nas percepções de saúde.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Schuster, UFSM / Doutorando

Doutorando em Administração UFSM. Administrador SIASS/UFSM-UNIPAMPA. Mestre em Gestão de Organizações Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Valeria da Veiga Dias, UFRGS / Doutoranda

Professora da Faculdade UCE. Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Flores Battistella, UFSM / Professora Adjunta

Professora Adjunto IV do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catariana.

Downloads

Publicado

2016-01-27

Edição

Seção

Artigos