Da deterioração das relações à escolha pela permanência: O assédio moral no trabalho.
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v6i2.29359Palavras-chave:
Cultura organizacional, Relações de trabalho, Assédio moralResumo
O artigo tem como objetivo conhecer e compreender os motivos pelos quais as pessoas que sofreram assédio moral continuam na organização. O assédio moral é um fenômeno intimamente relacionado ao ambiente em que ocorre. As organizações fazem e reproduzem um contexto onde a competitividade é necessária para se atingir os objetivos organizacionais, o que legitima qualquer comportamento que se tenha em busca desses. A análise dos resultados mostrou que os principais motivos que levam a permanência em um trabalho onde se sofre assédio moral relacionam-se ao contexto do trabalho, que possibilitam a satisfação de necessidades básicas dos indivíduos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).