EMPODERAMENTO FEMININO NA CARREIRA DE MULHERES DOCENTES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Bibiana Giudice da Silva Cezar, Laura Alves SCherer, Kathiane Benedetti Corso

Resumo


Com o objetivo de analisar a influência do empoderamento feminino na carreira de mulheres docentes, realizou-se um estudo de caso, qualitativo, descritivo-exploratório, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com sete professoras de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul. Seis dimensões do empoderamento feminino foram definidas como categorias a priori e analisadas pela técnica de análise de conteúdo: Econômica, Sociocultural, Familiar, Legal, Política e Psicológica. As entrevistadas apresentaram diversos traços de empoderamento, ao resistirem à cultura patriarcal característica da região, buscando poder e autonomia sobre suas próprias vidas, tornaram-se economicamente ativas, independentes e satisfeitas ao gerir sua carreira.

Palavras-chave


empoderamento feminino; carreira; docentes mulheres

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DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v7i1.32655

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