ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESTRESSE NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Debora Brasileiro Félix Universidade Federal do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Elaine Freitas de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32749

Palavras-chave:

Estresse, Profissionais de enfermagem, Hospital público.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar, com base no Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), qual o nível de estresse dos profissionais técnicos de enfermagem de um hospital público. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado a uma amostra de profissionais lotados no hospital em estudo, no caso, o Hospital Universitário Walter Cantídio, selecionado para estudo por ser considerado um dos nosocômios mais utilizados na cidade de Fortaleza. Em suma, pôde-se perceber a aplicabilidade prática do ISSL em uma amostra de 100 técnicos de enfermagem, composta em sua maioria por profissionais experientes.

Biografia do Autor

Debora Brasileiro Félix, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza e professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Elaine Freitas de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba e professora na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza e professora na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Edição

Seção

Artigos