ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESTRESSE NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Debora Brasileiro Félix Universidade Federal do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Elaine Freitas de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32749

Palabras clave:

Estresse, Profissionais de enfermagem, Hospital público.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar, com base no Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), qual o nível de estresse dos profissionais técnicos de enfermagem de um hospital público. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando um questionário que foi aplicado a uma amostra de profissionais lotados no hospital em estudo, no caso, o Hospital Universitário Walter Cantídio, selecionado para estudo por ser considerado um dos nosocômios mais utilizados na cidade de Fortaleza. Em suma, pôde-se perceber a aplicabilidade prática do ISSL em uma amostra de 100 técnicos de enfermagem, composta em sua maioria por profissionais experientes.

Biografía del autor/a

Debora Brasileiro Félix, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza e professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Elaine Freitas de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba e professora na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza e professora na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Número

Sección

Artigos