PLANEJAMENTO DE CARREIRA DE FORMANDOS E RECÉM-FORMADOS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bruna Benini dos Reis Centro Universitário UNIVATES
  • Liciane Diehl Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32752

Palavras-chave:

Planejamento de carreira. Ensino superior. Mercado de trabalho.

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de analisar como os estudantes de ensino superior e recém-formados planejam as suas carreiras profissionais. Assim, foram realizadas oito entrevistas com esse público-alvo, caracterizando o estudo como qualitativo. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, que abordaram quatro categorias: Formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho; Planejamento de carreira; Responsabilidade pela carreira; Percepções do atual mercado de trabalho. Os resultados mostram que o mercado de trabalho exige qualificação e competências, o que coloca o planejamento de carreira como um recurso fundamental para que os jovens enfrentem um contexto extrema competitividade.

Biografia do Autor

Bruna Benini dos Reis, Centro Universitário UNIVATES

Bacharela em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIVATES.

Liciane Diehl, Centro Universitário UNIVATES

Professora e Coordenadora do curso de Gestão de RH do Centro Universitário UNIVATES. Dotoranda em Psicologia. Ms. Psicologia Social. Esp. Gestão Estratégica de Pessoas.

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