Carreira profissional no artesanato: um estudo com artesãos escultores em madeira
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v9i1.37073Palavras-chave:
Carreira profissional, Artesãos, Artesanato em madeira.Resumo
Este artigo possui como objetivo analisar a carreira de artesãos que trabalham esculpindo madeira. Esta categoria de trabalhadores foi escolhida como objeto de investigação, pois apesar da importância histórica, social e cultural, observa-se escassez de pesquisas científicas que analisem o artesanato à luz dos Estudos Organizacionais (FARIA; SILVA, 2017) e a carreira destes profissionais (DUARTE; SILVA, 2013). O referencial teórico abordado procura compreender a carreira do artesão a partir da craft career e carreira criativa. Este estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa, realizado a partir de entrevistas com cinco artesãos. Os resultados indicam predominância de artesãos do sexo masculino nesta atividade e maturidade relativa ao tempo no ofício. Em geral, iniciaram no ofício por influência familiar e dedicam-se exclusivamente ao artesanato. Ademais, os avanços tecnológicos impactaram no desenvolvimento da carreira através da facilitação na comercialização das peças. Assim, o presente trabalho busca contribuir para a compreensão da carreira profissional de artesãos, bem como ampliar publicações científicas relacionadas a esta temática.
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).