Repensando a dimensão do trabalho no âmbito esportivo na perspectiva de ex-atletas

Autores

  • Denise Aparecida Hipólito Borges Doutoranda, Mestre e Administradora Pública pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Rafaella Cristina Campos Professora Efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, Psicóloga da escola Instituto Presbiteriano Gammon e Estudante de doutorado em administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Luiz Henrique Rezende Maciel Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Monica Carvalho Alves Cappelle Professora Associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.44445

Palavras-chave:

Trabalho. Ex-Atleta. Esporte de Alto Rendimento.

Resumo

Objetiva-se objetiva repensar o esporte de alto rendimento como um trabalho a partir das perspectivas de ex-atletas de alto rendimento. Opta-se pela metodologia qualitativa de pesquisa com método de multi casos com onze entrevistas em profundidade feitas com ex-atletas de alto rendimento, analisadas por análise de conteúdo. Conclui-se que o trabalho para ex-atletas deve ser repensado na medida em que há características de precarização e trabalho infantil, além de exploração. Evidencia-se através das entrevistas e bibliografia que o atleta é tratado como commodity nos contratos esportivos e que os mega eventos são um chamariz para a exploração da imagem através da superexposição.

Biografia do Autor

Denise Aparecida Hipólito Borges, Doutoranda, Mestre e Administradora Pública pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Doutoranda em Administração, Mestre em Ciências tendo concluído o curso de Mestrado em Administração (2018) e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (2015). Foi distinguida em primeiro lugar, no prêmio "Mérito Acadêmico". Desenvolveu projetos de extensão e de iniciação científica nesta Instituição sendo bolsista do programa PIBIC do CNPq e por três vezes bolsista do programa PIBIC da FAPEMIG. Durante esse tempo trabalhou com temas voltados à transparência pública e ao empreendedorismo no setor público tendo obtido o título de menção honrosa por um trabalho apresentado em 2014 relacionado ao último tema. Cursou dois anos do curso de Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Fundação de Ensino Superior de Passos (2007-2009). Nesse período atuou principalmente com os temas: reciclagem e resíduos sólidos conduzindo dois projetos nesta mesma instituição como bolsista da FAPEMIG. Foi Chefe de Divisão, Chefe de Departamento e Gerente de Planejamento Estratégico nas Secretarias Municipais de Planejamento e Administração da Prefeitura Municipal de Lavras/MG atuando nas áreas de contratos administrativos, gestão e acompanhamento de convênios junto às Secretarias de Estado, contratos de repasse e termos de compromisso junto aos Ministérios e Caixa Econômica Federal e prestação de contas junto aos órgãos concedentes o que lhe conferiu experiência com licitação, controle, planejamento, orçamento, contabilidade e finanças públicas . Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras com ênfase na área de Organizações, Gestão e Sociedade- Linha: Estudos Organizacionais e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS). Também exerceu o cargo em comissão como GMC- Gerente Municipal de Contratos e Convênios na Prefeitura Municipal de Lavras/MG onde atuou diretamente com captação de recursos externos, gestão de contratos administrativos, gerenciamento de convênios e prestações de contas.

Rafaella Cristina Campos, Professora Efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, Psicóloga da escola Instituto Presbiteriano Gammon e Estudante de doutorado em administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Professora de Cursos Livres nas áreas de trabalho e relações interpessoais no SENAC/MG unidade Lavras, desde setembro de 2015 até presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira e Profissional desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional na área de Orientação Profissional e Vocacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Atuante no Grupo de Estudos de Filosofia da Psicanálise coordenado pela professora Dr.ª Léa Silveira, do departamento de ciências humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) desde julho de 2015 até presente momento; Fundadora e Coordenadora do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira e Construção de Carreira. CONTATOS: (35)9-8898-4583; rafaella_ccampos@hotmail.com

Luiz Henrique Rezende Maciel, Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Professor e Chefe Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras/MG.Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal de Lavras (PRAEC/UFLA). Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte de Alto Rendimento (GPEAR), CNPq. Membro do programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação Física do DEF/UFLA. Técnico de Ginástica Aeróbica com títulos Brasileiros, Pan-Americanos e de etapas de Copas do Mundo. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento, psicologia do esporte, prática esportiva, gestão esportiva, consultoria, ginástica escolar, competitiva e de academia. Possui brevê de técnico de Ginástica Aeróbica concedido pela Federação Internacional de Ginástica.

Monica Carvalho Alves Cappelle, Professora Associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é professora associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. Foi líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais por cinco mandatos (2011-2015).

Publicado

2020-09-01