Processo de decisão de carreira de alunos de curso superior: avaliação e teste de um modelo explicativo

Autores

  • Ildécio Vieira Gomes Professor da Nova Faculdade em Contagem - MG
  • Tarcísio Afonso Professor da Fundação Pedro Leopoldo
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Fundação Pedro Leopoldo https://orcid.org/0000-0002-7040-7864

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.44493

Palavras-chave:

Decisão de Carreira, Autoconceito, Autoeficácia Profissional.

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de adaptar e de testar um modelo para mensurar e explicar o processo de decisão de carreira dos alunos universitários. Foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de um survey com os alunos de uma IES. Todas as hipóteses do trabalho são confirmadas e que o autoconceito, a autoeficácia profissional e comportamento exploratório influenciam positivamente e significativamente o processo de decisão de carreira dos alunos. A quase maioria dos estudantes (49%) tem como projeto continuar os estudos, o que pode indicar a dependência da educação continuada como meio para a complementação da carreira.

Biografia do Autor

Ildécio Vieira Gomes, Professor da Nova Faculdade em Contagem - MG

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo - MG.

Pós-graduado em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva.

 

Tarcísio Afonso, Professor da Fundação Pedro Leopoldo

Doutor em International Affairs pela Ohio University.

Mestre em International Affairs pela Ohio University.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Bacharel em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Fundação Pedro Leopoldo

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC - MINAS Mestre em Administração pela UFMG Doutor em Administração pela UFMG Professor Adjunto do Centro Universitário UNA nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico.

Publicado

2020-09-01