Cultura de aprendizagem e desempenho organizacional em uma empresa pública

Autores

  • Josestenne Bezerra do Amaral Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria http://orcid.org/0000-0002-5036-6823
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria http://orcid.org/0000-0002-6594-4921

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.45153

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Cultura de Aprendizagem, Desempenho Organizacional.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a influência da cultura de aprendizagem no desempenho organizacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa junto a empregados de uma empresa pública estadual. Baseou-se em Yang (2003), adotando-se o Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (Dloq). Para a análise dos dados utilizam-se técnicas multivariadas, como análise fatorial e regressão logística. Os resultados apontam que as dimensões da cultura de aprendizagem que mais influenciam as dimensões do desempenho organizacional são, principalmente, as dimensões Colaboração e aprendizagem em equipe influenciando a dimensão Desempenho do conhecimento e dimensão Delegação de poder e responsabilidade influenciando a dimensão Desempenho financeiro.

Biografia do Autor

Josestenne Bezerra do Amaral, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2020-09-01