Avaliação de desempenho no setor público: a perspectiva de servidores em uma instituição federal
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v12i2.49959Palavras-chave:
Avaliação de desempenho, Gestão pública, EficiênciaResumo
O objetivo deste estudo é analisar a percepção de servidores públicos quanto à aplicabilidade da avaliação de desempenho em uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Foram realizadas entrevistas em profundidade e um survey junto a servidores da unidade em questão. O estudo identifica os aspectos que afetam e contribuem com a efetividade da avaliação de desempenho na instituição. Entre esses, foram constatadas diversas disfunções. Sugere-se que as formas da avaliação de desempenho devem ser aperfeiçoadas para melhor fluidez de processos e melhorias na qualificação dos serviços públicos da instituição.
Referências
BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa: LDA.
BERGUE, S. T. (2010). Gestão de pessoas em organizações Públicas. 3ª ed. Caxias do Sul: EDUCS.
BONI, V., & QUARESMA, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, p. 68-80. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
BRASIL. (2009). Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Recursos Humanos. Relatório final da Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal – 2009: A democratização das relações de trabalho: Um novo olhar sobre a política de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. Brasília.
_______. (2000). Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2000/2003. Lei nº 9.989, de 21 de julho de 2000. Brasília.
_______. (1960). Lei n. 3.780, de 12 de jul. de 1960. Dispõe sobre a classificação de cargos do serviço civil do poder executivo, estabelece os vencimentos correspondentes e dá outras providências. Brasília.
_______. (1988). Presidência da República. Constituição Federal. Brasília.
_______. (1990). Presidência da República. Lei 8.112 de dezembro de 1990. Brasília,1990.
BULLA, B. (2014). Serviços públicos são mal avaliados, aponta pesquisa. Exame, 2014. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/servicos-publicos-sao-mal-avaliados-aponta-pesquisa/
CAMÕES, M. R. de S., PANTOJA, M. J., & BERGUE, S. T. (orgs.) (2010). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP.
CHIAVENATO, I. (2009). Recursos humanos: o capital humano das organizações. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
COLLIS, J., & HUSSEY, R. (2005). Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman.
CNI. (2016). Confederação Nacional Da Indústria. Qualidade dos Serviços Públicos: Saúde e segurança são os serviços públicos com pior avaliação. Retratos da Sociedade Brasileira: Serviços públicos, tributação e gasto do governo, [S. l.].
DOMINGOS, C. Institucional. [S. l.]. (2019). Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional
_______. Missão, visão e valores. [S. l.]. (2016). Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/o-ifpe/institucional/missao-visao-e-valores
FELINI, R. (2013). Administração Pública para concursos. Niterói: Impetus.
FREITAS, J. (2000). Emenda Constitucional 19/98 e a avaliação especial do desempenho do servidor público em estágio probatório. Revista Interesse Público, Belo Horizonte, v. 2, n. 5, jan.
GARCES, A., & SILVEIRA, J. P. (2002). Gestão pública orientada para resultados no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 53, n. 4, p. 53-77.
GARCIA, G. (2019). Comissão do Senado aprova mudança de regra para estabilidade de servidores. [S. l.]. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/direitos-humanos/comissao-do-senado-aprova-fim-da-estabilidade-para-servidores/
GARIBOTTI, A. (2018). Indicadores de desempenho auxiliam a gestão pública? E- Gestão Pública, 2018. Disponível em: https://www.e-gestaopublica.com.br/por-que-adotar-indicadores-de-desempenho-na-gestao-publica/
GRILLO, A. N. (1983). Recursos humanos: novos rumos para a administração pública. Florianópolis: Ed. UFSC.
IFPE. (2009) Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Da Instituição: Da Natureza e dos Instrumentos Normativos, Recife, Agosto.
KAUSS, L. F. (2011). A estabilidade funcional e a eficiência no serviço público. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 3053, 10 nov.
LEÃO, A. L. M. de., VIEIRA, R. S. G., GAIÃO, B F. da S., & SOUZA, I. L. de. (2016). O que podemos aprender com o estudo de casos em Administração? Um ensaio baseado na abordagem naturalista de Robert Stake. In: LEÃO, A. L. M. de, PAIVA Jr., F. G. de., & MELLO, S. C. B. de. (orgs.). Abordagens Qualitativas na Pesquisa em Administração. Recife: Ed. UFPE, p. 101 – 130.
LUCENA, M. D. da S. (1977). Avaliação de desempenho. São Paulo: McGraw‐Hill do Brasil.
MEIRELLES, H. L. (2005). Direito Administrativo Brasileiro. 30ª ed. São Paulo: Malheiros.
MODESTO, P. (2002). Estágio Probatório: questões controversas. Revista Diálogo Jurídico. Salvador, CAJ – Centro de Atualização Jurídica, nº 12, março.
MORAES, A. de. (2007). Direito Constitucional. 22ª ed. São Paulo: Atlas.
ODELIUS, C. C. (2000). Experiências de Avaliação de Desempenho na Administração Pública. Cadernos Escola Nacional de Administração Pública. v. 19. Brasília: ENAP.
PALUDO, A. (2013). Administração pública. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
PEREIRA, G. M., & LUCENA, W. G. L. (2013). Modelos de Avaliação de Desempenho no Setor Público: Aplicação na UFPB. VEREDAS – Revista Eletrônica de Ciências, p. 1-20.
POLIT, D. F., BECK, C. T., & HUNGLER, B. P. (2004). Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Métodos, Avaliação e Utilização. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.
PONTES, B. R. (2010). Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipe. 11ª ed. São Paulo: LTR.
REYNAUD, P. D., & TODESCAT, M. (2017). Avaliação de desempenho humano na esfera pública: estado da artesanal literatura internacional e nacional. REGE Revista De Gestão, v. 24, n. 1, p. 85-96.
SANTOS, P. R. G. (2005). Avaliação de desempenho no contexto da administração pública federal direta: aspectos determinantes de sua efetividade. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília (UNB), Brasília.
SANTOS, S. N. dos, CLEMENTINO, V. D. R., & FERREIRA, L. C. (2018). Gestão por Resultados na Administração Pública: Uma Análise do Programa “Todos por Pernambuco”. Revista Opara – Ciências Contemporâneas Aplicadas, v. 8, n. 2, p. 220-239.
SERRA, A. (2008). Modelo aberto de gestão para resultados no setor público. Natal – RN: SEARH/RN.
SILVA, C. M. D. da. (2013). Recursos Humanos no Setor Público. Mato Grosso: Rede e-tec, p. 153.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe) | ISSN-e: 2237-1427
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).