Benchmarking de recrutamento interno: estudo em uma empresa do setor automotivo da região do ABC paulista

Autores

  • Maria Laura Ferranty MacLennan Universidade Ibirapuera https://orcid.org/0000-0002-5019-7492
  • Tomazzo Antonioli Centro Universitário FEI
  • Gabriela Devicaro Tedeschi Centro Universitário FEI
  • Patrícia Mari Matsuda Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v12i2.50212

Palavras-chave:

Cultura organizacional , Recrutamento, Recrutamento interno

Resumo

Há alguns aspectos práticos e de cultura em uma empresa que podem diferenciar seus processos de recrutamento interno. Esta pesquisa definiu que existia a necessidade de conhecer e coletar alguns dados e informações de como o recrutamento interno ocorre em outras empresas. As formas de postagem e divulgação, o processo de aprovação de vagas e as formas de feedback e preparo da liderança eram os principais focos da pesquisa, porém foi feito um questionário que englobava todo o processo, para se entender de ponta a ponta como o processo acontece nas empresas entrevistadas. O questionário foi idealizado pelo time de recrutamento e seleção da empresa anfitriã, que levaram em consideração todos os passos de um processo como este da forma como acontece atualmente. Os aspectos selecionados para estudo são discutidos neste trabalho através das respostas de seis empresas, que foram contatadas para a realização de uma pesquisa de benchmarking, para a comparação entre o processo atual da empresa e as demais empresas convidadas.

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Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos