Bem-estar e desempenho dos professores universitários: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v13i2.53851Palavras-chave:
Bem-estar, Desempenho, ProfessoresResumo
O bem-estar é um estado mental positivo, preditor de alto desempenho no trabalho, sendo um mecanismo de proteção para professores universitários ante ao esgotamento funcional. Assim, este estudo teve como objetivo analisar as produções científicas que investigam os efeitos do bem-estar e do desempenho dos docentes e as correlações entre estas variáveis no contexto da Educação Superior, realizadas entre os anos de 2010 a 2020. Foram encontrados 268 artigos no Portal de Periódicos CAPES, usando os descritores “well-being and performance of university professor”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 17 artigos foram selecionados no contexto internacional e 03 no contexto nacional totalizando 20 artigos analisados. Os artigos identificados foram analisados por dois juízes independentes. Na comparação dos resultados, em caso de divergência, buscou-se a concordância de ambos, conforme critérios de inclusão e exclusão elencados. Os resultados demonstraram que bem-estar e desempenho estão positivamente correlacionados e sofrem influência de variáveis individuais e contextuais no ambiente organizacional.
Referências
Abdullah, A. G. K., Ling, Y.-L., & Peng, C. S. (2016). An Exploratory Analysis of Happiness at Workplace from Malaysian Teachers Perspective Using Performance-Welfare Model. International Journal of Asian Social Science, 6(6), 340–346. doi:10.18488/journal.1/2016.6.6/1.6.340.346
Andrews, F. M., & McKennell, A. C. (1980). Measures of self-reported well-being: their affective, cognitive, and other components. Social Indicators Research, 8(2), 127–155. doi:10.1007/bf00286474
Bakker, A. B., & Demerouti, E. (2014). Job Demands-Resources Theory. Wellbeing, 1–28. doi:10.1002/9781118539415.wbwell019
Bakker, A. B., & Demerouti, E. (2018). Multiple levels in job demands-resources theory: Implications for employee well-being and performance. Handbook of well-being.
Berkman, P. L. (1971). Measurement of mental health in a general population survey. American Journal of Epidemiology, 94(2), 105–111. doi: 10.1093/oxfordjournals.aje.a121301
Bradburn, N. M. (1969). The structure of psychological well-being. Psychological Medicine, 6(1), 161–161. doi:10.1017/s0033291700007637
Burns, R. A., & Machin, M. A. (2012). Moving beyond the pleasure principle: Within and between-occasion effects of employee eudaimonia within a school organizational climate context. Journal of Vocational Behavior, 80(1), 118–128. doi: 10.1016/j.jvb.2011.04.007
Campbell, A., Converse, P. E., & Rodgers, W. L. (1976). The quality of American life: Perceptions, evaluations, and satisfactions. Russell Sage Foundation.
Chumg, H.-F., Cooke, L., Fry, J., & Hung, I.-H. (2015). Factors affecting knowledge sharing in the virtual organisation: Employees’ sense of well-being as a mediating effect. Computers in Human Behavior, 44, 70–80. doi: 10.1016/j.chb.2014.11.040
Colares, A. C. V., Castro, M. C. C. S., Barbosa Neto, J. E., & Cunha, J. V. A. D. (2019). Teacher motivation in stricto sensu postgraduation: an analysis based on self-determination theory. Revista Contabilidade & Finanças, 30(81), 381-395.
Collie, R. J., & Martin, A. J. (2017). Adaptive and maladaptive work-related motivation among teachers: A person-centered examination and links with well-being. Teaching and Teacher Education, 64, 199–210. doi: 10.1016/j.tate.2017.02.010
Cuevas, R., Ntoumanis, N., Fernandez-Bustos, J. G., & Bartholomew, K. (2018). Does teacher evaluation based on student performance predict motivation, well-being, and ill-being? Journal of School Psychology, 68, 154–162. doi: 10.1016/j.jsp.2018.03.005
de Sousa, I. G. B., Segatto, A. P., & da Silva-rodrigolms, R. L. M. (2017). Análise do uso de teorias organizacionais em estudos da inovação social: uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional. Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em Administração, 41.
Diener, E. (1984). Subjective well-being. Psychological Bulletin, 95, 542–575. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.95.3.542
Diener, E., & Lucas, R. E. (2000). Subjective emotional well-being. Handbook of emotions, 2, 325-337.
Domenech Betoret, F. (2013). Teacher Psychological Needs, Locus of Control and Engagement. The Spanish Journal of Psychology, 16. doi:10.1017/sjp.2013.51
Doménech-Betoret, F., Lloret-Segura, S., & Gómez-Artiga, A. (2015). Teacher support resources need satisfaction and well-being. The Spanish Journal of Psychology, 18.
Erdogan, B., Bauer, T. N., Truxillo, D. M., & Mansfield, L. R. (2012). Whistle while you work: A review of the life satisfaction literature. Journal of management, 38(4), 1038-1083. doi:10.1177/0149206311429379
Franco-Santos, M., Nalick, M., Rivera-Torres, P., & Gomez-Mejia, L. (2017). Governance and Well-being in Academia: Negative Consequences of Applying an Agency Theory Logic in Higher Education. British Journal of Management, 28(4), 711–730. doi:10.1111/1467-8551.12249
Goodmon, L. B., Middleditch, A. M., Childs, B., & Pietrasiuk, S. E. (2016). Positive Psychology Course and Its Relationship to Well-Being, Depression, and Stress. Teaching of Psychology, 43(3), 232–237. doi:10.1177/0098628316649482
Gustems, J., & Calderon, C. (2014). Character strengths and psychological wellbeing among students of teacher education. International Journal of Educational Psychology, 3(3), 265-286.
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201–209. doi: 10.1590/s0102-37722006000200010
Holfve-Sabel, M.-A. (2014). Learning, Interaction and Relationships as Components of Student Well-being: Differences Between Classes from Student and Teacher Perspective. Social Indicators Research, 119(3), 1535–1555. doi:10.1007/s11205-013-0557-7
Keyes, C. L. M. (1998). Social Well-Being. Social Psychology Quarterly, 61(2), 121. doi:10.2307/2787065
Klusmann, U., Kunter, M., Trautwein, U., Lüdtke, O., & Baumert, J. (2008). Engagement and Emotional Exhaustion in Teachers: Does the School Context Make a Difference? Applied Psychology, 57(s1), 127–151. doi:10.1111/j.1464-0597.2008. 00358.x
Koopmans, L., Bernaards, C. M., Hildebrandt, V. H., Schaufeli, W. B., de Vet Henrica, C. W., & van der Beek, A. J. (2011). Conceptual Frameworks of Individual Work Performance. Journal of Occupational and Environmental Medicine, 53(8), 856–866. doi:10.1097/jom.0b013e318226a763
Lavy, V. (2016). What makes an effective teacher? Quasi-experimental evidence. CESifo Economic Studies, 62(1), 88-125. doi: https://doi.org/10.1093/cesifo/ifv001
Leite, C., & Fernandes, P. (2014). Avaliação, qualidade e equidade. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 19(2), 421–438. doi: 10.1590/s1414-40772014000200009
Lima MS, Soares BGO, Bacaltchuk J. (2000) Psiquiatria baseada em evidências. Revista Brasileira Psiquiatria. 22(3):142-46. doi: https://doi.org/10.1590/S1516-44462000000300010
Maba, W., Perdata, I. B. K., & Astawa, I. N. (2017). Constructing assessment instrument models for teacher’s performance, welfare and education quality. International Journal of Social Sciences and Humanities, 1(3), 88–96. doi:10.29332/ijssh.v1 n3.59
Mansfield, C., Beltman, S., Weatherby-Fell, N., & Broadley, T. (2016). Classroom Ready? Building Resilience in Teacher Education. Teacher Education, 211–229. doi:10.1007/978-981-10-0785-9_13
Mendonça, H., Ferreira, M. C., Caetano, A., & Torres, C. V. (2014). Cultura organizacional, coping e bem-estar subjetivo: Um estudo com professores de universidades brasileiras. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14(2), 230-244.
Moeller, C., & Chung‐Yan, G. A. (2013). Effects of social support on professors’ work stress. International Journal of Educational Management, 27(3), 188–202. doi:10.1108/09513541311306431
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS. Medicine, 6(7), e1000097. doi: 10.1371/journal.pmed.1000097
Oliveira, á. F., Gomide Júnior, S. I. N. É. S. I. O., & Poli, b. V. (2020). Antecedentes de bem-estar no trabalho: confiança e políticas de gestão de pessoas. Ram. Revista de administração mackenzie, 21(1).
Omodei, M. M., & Wearing, A. J. (1990). Need satisfaction and involvement in personal projects: Toward an integrative model of subjective well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 59(4), 762–769. doi:10.1037/0022-3514.59.4.762
Parker, P. D., Martin, A. J., Colmar, S., & Liem, G. A. (2012). Teachers’ workplace well-being: Exploring a process model of goal orientation, coping behavior, engagement, and burnout. Teaching and Teacher Education, 28(4), 503–513. doi: 10.1016/j.tate.2012.01.001
Parrello, S., Iorio, I., Carillo, F., & Moreno, C. (2019). Teaching in the Suburbs: Participatory Action Research Against Educational Wastage. Frontiers in Psychology, 10. doi:10.3389/fpsyg.2019.02308
Pereyra-Rojas, M., Mu, E., Gaskin, J., & Lingham, T. (2017). The higher-ed organizational-scholar tension: How scholarship compatibility and the alignment of organizational and faculty skills, values and support affects scholar’s performance and well-being. Frontiers in Psychology, 8, 450. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00450
Petticrew, M., & Roberts, H. (Eds.). (2006). Systematic Reviews in the Social Sciences. doi:10.1002/9780470754887
Polizzi Filho, A., & Claro, J. A. (2019). The impact of well-being at work and psychological capital over the turnover intention: a study of teachers. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 20(2).
Popay, J., Roberts, H., Sowden, A., Petticrew, M., Arai, L., Rodgers, M., ... & Duffy, S. (2018). Guidance on the Conduct of Narrative Synthesis in Systematic Reviews. ESRC Research Methods Programme. 2006.
Reijseger, G., Peeters, M., Schaufeli, W., & Taris, T. (2012). When boredom strikes and engagement flourishes! An explanation of the relation between employee well-being and job performance. PsycEXTRA Dataset. doi: 10.1037/e604062012-251
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), 68–78. doi:10.1037/0003-066x.55.1.68
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2001). On Happiness and Human Potentials: A Review of Research on Hedonic and Eudaimonic Well-Being. Annual Review of Psychology, 52(1), 141–166. doi: 10.1146/annurev.psych.52.1.141.
Ryff, C. D. (1989). Happiness is everything, or is it? Explorations on the meaning of psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 57(6), 1069–1081. doi:10.1037/0022-3514.57.6.1069
Ryff, C. D. (2014). Psychological Well-Being Revisited: Advances in the Science and Practice of Eudaimonia. Psychotherapy and Psychosomatics, 83(1), 10–28. doi:10.1159/000353263
Ryff, C. D., & Keyes, C. L. M. (1995). The structure of psychological well-being revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 69(4), 719–727. doi:10.1037/0022-3514.69.4.719
Ryff, C. D., & Singer, B. (1998). The Contours of Positive Human Health. Psychological Inquiry, 9(1), 1–28. doi:10.1207/s15327965pli0901_1
Sabagh, Z., Hall, N. C., & Saroyan, A. (2018). Antecedents, correlates and consequences of faculty burnout. Educational Research, 60(2), 131-156. doi:10.1080/00131881.2018.1461573
Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11(1), 83-89. doi:10.1590/s1413-35552007000100013
Sato, W. (2016). Scientists’ personality, values, and well-being. SpringerPlus, 5(1), 1-7. doi:10.1186/s40064-016-2225-2
Schaufeli, W. B., & Taris, T. W. (2014). A Critical Review of the Job Demands-Resources Model: Implications for Improving Work and Health. Bridging Occupational, Organizational and Public Health, 43–68. doi:10.1007/978-94-007-5640-3_4. doi:10.1007/978-94-007-5640-3_4
Suárez, S. K. D., Mendoza, L. I. U., & Ortega, R. N. (2017). Estrategia para mejorar la gestión del desempeño científico-metodológico del profesor en la extensión universitaria Quevedo/Strategy to improve the management of the scientific-methodological performance of the professor in the university extension Quevedo. Ciencia y Deporte, 2(2), 46-58.
Trulyaev, R. A. (2013). The effect of teacher’s positive personal resource of features of students’ emotional states. Psychological-Educational Studies, 5(3).
Vera, M., Salanova, M., & Martín, B. (2010). University faculty and work-related well-being: The importance of the triple work profile. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 8(2), 581-602. doi:10.25115/ejrep. v8i21.1373
Warr, P., & Nielsen, K. (2018). Wellbeing and work performance. Diener E, Oishi S. Tay L, editors. Handbook of well-being. [Internet] Salt Lake City, UT: DEF Publishers.
Waterman, A. S. (1993). Two conceptions of happiness: Contrasts of personal expressiveness (eudaimonia) and hedonic enjoyment. Journal of Personality and Social Psychology, 64(4), 678–691. doi:10.1037/0022-3514.64.4.678
Wojcik, S. P., & Ditto, P. H. (2014). Motivated happiness: Self-enhancement inflates self-reported subjective well-being. Social Psychological and Personality Science, 5(7), 825-834. doi:10.1177/1948550614534699
Yin, H., Huang, S., & Lv, L. (2018). A Multilevel Analysis of Job Characteristics, Emotion Regulation, and Teacher Well-Being: A Job Demands-Resources Model. Frontiers in Psychology, 9. doi:10.3389/fpsyg.2018.02395
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Carreiras e Pessoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).