O sentido do trabalho docente: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v13i2.54024

Palavras-chave:

Sentido do trabalho, Docentes, Ensino superior

Resumo

Este estudo analisa o sentido do trabalho dos docentes de ensino superior de instituições públicas e privadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva com emprego de abordagem quantitativa. Os resultados revelaram que para os docentes da instituição de ensino superior pública os aspectos que configuram a definição de trabalho são o sentimento de pertencimento, de fazer parte de um grupo e a contribuição em relação à sociedade. Para os docentes da instituição de ensino superior privada são também destacadas condições como o sentimento de pertencer a algo e a realização das atividades em um lugar específico.

Referências

ANDRADE, S. P. C.; TOLFO, S. R.; DELLAGNELO, E. H. L. Sentidos do trabalho e racionalidade instrumental e substantiva: interfaces entre a administração e a psicologia. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 2, p. 200-216, 2012.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BASINI, S.; BUCKLEY, F. Employee Needs and Expectations in the Irish Voluntary Sector. DCUBS Research Papers, n. 24, 1997.

BASTOS, A. V. B. O ofício acadêmico: singular ou plural? Organização & sociedade, v. 14, n. 43, 2007.

BENDASSOLLI, P. F; BORGES-ANDRADE, J. E. Significado do trabalho nas indústrias criativas. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 2, p. 143-159, 2010.

CODA, R.; FALCONE, G. F. Em busca do significado do trabalho: relato de um estudo qualitativo entre executivos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 6, n. 14, p. 7-18, 2004.

DEJOURS, C. O fator humano. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.

DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004.

DEJOURS, C. Prefácio. In:, A. M., MENDES. Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 21. Rio de Janeiro: Imago, 1974, p. 75-171.

GORZ, A. Metamorfoses do trabalho: crítica da razão econômica. São Paulo: Annablume, 2007.

GAULEJAC, V. de. Gestão como doença social: Ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. 1 ed. São Paulo: Idéias e Letras, 2007

HACKMAN, J. R.; OLDHAN, G. R. Motivation thorough the design of work: tes ot a theory. Organizational Behavior and Humana Performance, v. 16, p. 250-279, 1975.

HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

KARAEJCZYK, T. C.; ESTIVALETE, V. F. B. Professor universitário: o sentido do seu trabalho e o desenvolvimento de novas competências em um mundo em transformação. In: XXVII Encontro nacional da ANPAD. Anais... Atibaia: EnANPAD, 2003.

LIMA, L. A. Os impactos das condições de trabalho sobre a subjetividade do professor de ensino superior privado de Campinas. 2012. 158 f. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil, 2012.

MORIN, E. M. L’efficacité organisationnelle et sens du travail. In: T. PAUCHAUNT (Org.). La quête du sens: gerer nos organizations pour la snaté des personnes, de nos sociètés et de la nature. Quebec: Editions de l’organisation, p. 257-286, 1996.

MORIN, E. M. Os Sentidos do Trabalho. Revista de Administração de Empresas, v. 41, v. 3, p. 8-19, 2001.

MORIN, E. M. Sens du travail, santé mentale au travail et engagement organisationnel. Montréal, Canadá: École des Hautes Études Commerciales, 2008.

MOW, Interantional Research Team. The Meaning of working. London: Academic Press, 1987.

PAIXÃO, R. B.; SOUZA, M. A. de. A percepção dos docentes de universidades públicas sobre a qualidade de vida no trabalho. In: IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de trabalho. Anais... Brasília: EnGPR, 2013.

OLIVEIRA, S. R.; PICCININI, V. C.; FONTOURA, D. S.; SCHWEIG, C. Buscando o sentido do trabalho. In: ENCONTRO DA ANPAD, 38., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 2004.

PALASSI, M. P.; SILVA, A. R. L. A dinâmica do significado do trabalho na iminência de uma privatização. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 38, p. 47-62, 2014.

RODRIGUES, A. L.; BARRICHELLO, A.; MORIN, E. M. Os sentidos do trabalho para profissionais de enfermagem: um estudo multimétodos. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 2, p. 192-208, 2016.

RONCHI, C. C.; BANDEIRA, N. P.; BRAGA, C. H. M.; OLIVEIRA, R. D.; MELO-Jr., J. S. M. Sentido do trabalho: Uma análise sobre a percepção dos Coordenadores de Curso em uma instituição de universitária. Revista GUAL, v. 9, n. 3, p. 174-195, 2016.

SÁ, J. G. S.; LEMOS, A. H. C. Sentido do Trabalho: Análise da Produção Científica Brasileira. Revista ADM.MADE, v. 21, n. 3, p. 21-39, 2017.

SANTOS, G. S. Significados atribuídos ao trabalho: uma análise comparativa entre professores do ensino superior em diferentes regimes de trabalho. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte, Brasil, 2009.

SCHWARTZ, Y. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, v. 19, n. 65, p. 101-140, 1998.

SILVA, R. D. D.; PALASSI, M. P. Os sentidos da participação dos colaboradores nos projetos e ações sociais dos Correios do Estado do Espírito Santo. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 49, 2009, p. 265-286.

SOUZA, S. P.; BARROS, M. E.; SOUZA, E. M. Problematizações e (re)significações sobre o trabalho docente em administração. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 2., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 2009.

STEWART, T. A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

VILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M. Sentido do trabalho e fatores de qualidade de vida no trabalho para professores de universidades públicas do Brasil e do Canadá. In: XXXVIII Encontro nacional da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 2014.

WRZESNIEWSKI, A.; DUTTON, J. E.; DEBEBE, G. Interpersonal sensemaking and the meaning of work. Research in Organizational Behavior, v. 25, p. 93-135, 2003.

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos