Os desafios dos alunos portadores de deficiências para permanecerem no mercado de trabalho

Autores

  • Cristiane de Almeida Santos Universidade Federal de Rondonópolis
  • Heitor Lopes Ferreira Universidade Federal de Rondonópolis https://orcid.org/0000-0003-2380-7184

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v13i2.55067

Palavras-chave:

PcDs, Inclusão, Mercado de trabalho, Capacitação

Resumo

O presente trabalho traz uma breve reflexão sobre a inserção das PcDs nos cursos profissionalizantes, ofertados pelo SENAI-MT, bem como sua inserção no mercado de trabalho. A pesquisa se justifica por abordar uma temática relevante para a sociedade, visto que aproximadamente 46 milhoes de pessoas tem algum tipo de deficiencia e mesmo com dispositivos legais vigentes no país, um número taõ pequeno – 1% - ocupa alguma posição no mercado de trabalho. O objetivo geral da pesquisa é compreender como tem se dado o processo de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e como elas têm mantido sua empregabilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa. A coleta de dado se deu com uma pesquisa de campo, e o instrumento utilizado para esse processo foi um roteiro de entrevista semiestruturado. Os principais resultados indicam que o processo de inclusão por parte do SENAI em parceria com algumas empresas, não ocorre com eficiência, dado que as PcDs lidam apenas com a teoria e praticamente saem do cursos sem conhecer as instalações de um empresa, ademais os contratos das PcDs tem vigência somente durante o curso e isso significa dizer que ao termino do curso, poucos tem chance de realmente ir para o mercado e principalmente de se manterem empregados..

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Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos