Raça e serviço público no Brasil: empretando a Burocracia Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v13i2.60807

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Inclusão racial, Concurso público, Desigualdade, Burocracia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o efeito dos concursos públicos sobre a composição racial dos servidores públicos brasileiros, à luz da reflexão sobre movimentos históricos de discriminação no mercado de trabalho brasileiro. A burocracia brasileira foi escolhida como recorte neste momento pois, dentre outros motivos, trata-se de uma parcela significativa do mercado de trabalho. Parte-se de revisão bibliográfica para identificar fontes de informação e triangular dados secundários de institutos de pesquisa oficiais que auxiliam na construção do objetivo proposto. Como contribuição, espera-se ampliar essa janela de pesquisa, encontrar e fortalecer caminhos para combater a desigualdade racial e ampliar a diversidade em diferentes espaços sociais.

Referências

Abrucio, Fernando (2007). Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. spe, p. 67-86.

Atlas do Estado brasileiro, com base nos dados do SIAPE/ME (IPEA, 2020).

BRASIL (1988), Constituição Federal do Brasil. Publicada no Diário Oficial da União em 05 de outubro de 1988.

Belo, Eduardo. Valor. Matéria de Eduardo Belo. Informação contra a desigualdade. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/coluna/informacao-contra-a-desigualdade.ghtml acesso em 01 de fevereiro de 2023.

Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdade Racial (Cedra), 2023. Disponível em: https://cedra.org.br/ acesso em 02 de fevereiro de 2023.

DeBonis, Daniel (2008). “O dirigente público como categoria analítica: um exercício de definição”. Dissertação de mestrado apresentada à EAESP-FGV.

DIEST - Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (2018). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Atlas do Estado Brasileiro. Available at: http://www.ipea.gov.br/atlasestado Acesso em 01 de fevereiro de 2023.

Fanon, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

Fernandes, Florestan. Brancos e negros em São Paulo. São Paulo – Global: 2008.

Fernandes, Florestan. O negro no mundo dos Brancos. São Paulo: Global, 2007.

Gonzalez, Lélia; Hansenbalg Carlos. Lugar de Negro. Editora Zahar 2022.

OCDE (2010). Avaliação da Gestão de Recursos Humanos no Governo–Relatórioda OCDE–Brasil 2010, Governo Federal. Paris: OECD.

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos