Assédio moral nas relações de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v15i3.62751Palavras-chave:
Assédio, Clima organizacional, ProfissionalResumo
O assédio moral é um tema recorrente nos ambientes organizacionais, podendo afetar diretamente o indivíduo alvo desta prática. O presente trabalho objetivou identificar como o assédio moral impacta no clima organizacional. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como de campo, quantitativa, descritiva, realizada com líderes e colaboradores da cidade de Unaí-MG, através de questionários. Foram analisados 43 questionários. Sobre os principais impactos no clima organizacional, evidenciou-se que os impactos mais citados foram o desenvolvimento de ansiedade e desconfiança entre os funcionários, queda na produtividade, rotatividade de funcionários, perda de talentos, e surgimento de conflitos internos.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
COELHO, G. A. Cultura Organizacional como Vantagem Competitiva: Uma análise dos artigos publicados na Revista Hsm Management de 2000 a 2005. 62. p. Monografia (Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial) – Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) Londrina (PR), 2006.
DUTRA, J. S.; DUTRA, T. A.; DUTRA, G. A. Gestão de Pessoas. Rio De Janeiro: Grupo GEN, 2017.
FERREIRA, P. I. Série MBA - Gestão de Pessoas - Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2013.
FREITAS, M. E. de; HELOAN, R.; BARRETO, M. Assédio Moral no Trabalho - Coleção Debates em Administração. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. Rio de Janeiro. Grupo GEN, 2021.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MOREIRA, E. G. Clima Organizacional. Curitiba: IESDE, 2012.
OLIVEIRA, L. Y. M.; OLIVEIRA, P. R B.; SAWITZKI, R.; et al. Gestão de pessoas. Porto Alegre: Grupo A, 2018.
PAMPLONA FILHO, R. M. V.; SANTOS, C. M. P. G. dos. Assédio moral organizacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2020
RIBEIRO, A. de L. Gestão de Pessoas - 3ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Carreiras e Pessoas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).