Qualidade de vida no trabalho no setor bancário: um estudo em agências bancárias públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande – MT
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v15i3.62890Palavras-chave:
QVT, Trabalho bancário, Reestruturação bancáriaResumo
Com o advento das novas tecnologias e principalmente após da Reestruturação Bancária, iniciada por volta da década de 1980, o trabalho bancário sofreu diversas mudanças. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo constatar e avaliar as principais variáveis que mais impactam na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos trabalhadores bancários, sejam elas positivas ou negativas, por meio de um estudo quantitativo descritivo, aplicado em 33 funcionários de bancos públicos e privados das cidades de Cuiabá e Várzea Grande – MT sob o modelo teórico de Walton (1973). Os resultados mostram que a percepção de QVT entre os bancários é relativa e varia de indivíduo para indivíduo. Todavia, foi possível constatar pontos positivos como a “compensação justa e adequada”, no que tange aos benefícios oferecidos pela empresa, “integração social”, em destaque a integração pessoal, e “relevância social”, sobretudo o orgulho em exercer a função. Ademais, pontos negativos como “condições de trabalho”, com ênfase nos cuidados de bem-estar físico e mental, e “oportunidades” com foco nas ocorrências das demissões.
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