Avaliação da Carreira no Mundo Contemporâneo: Proposta de um Modelo de Três Dimensões

Autores

  • Luciano Venelli Costa Universidade Metodista de São Paulo
  • Joel Dutra Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6493

Resumo

Este ensaio teórico tem por objetivo discutir um modelo de três dimensões na avaliação do sucesso na carreira. A primeira refere-se às tradicionais medidas objetivas de sucesso na carreira, operacionalmente avaliadas em função da progressão salarial e do número de promoções (JUDGE et al., 1995). A segunda leva em consideração o forte componente de subjetividade da carreira contemporânea, ou seja, o chamado sucesso subjetivo na carreira (GATTIKER e LARWOOD, 1986), mensurado pelos sentimentos de realização e satisfação. Uma terceira dimensão da carreira, emergente da gestão por competências, é a que considera a carreira na perspectiva de desenvolvimento, ou seja, o sucesso pode ser medido pela capacidade da pessoa de atuar em níveis crescentes de complexidade do trabalho (DUTRA, 2004). O artigo apresenta os instrumentos e escalas de avaliação do sucesso na carreira até então utilizados e validados e o resultado é a proposta de criação de novos instrumentos para a avaliação das carreiras no mundo contemporâneo, que leve em consideração as recentes mudanças no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Luciano Venelli Costa, Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é coordenador de curso - gestão de RH - da Universidade Metodista de São Paulo.

Joel Dutra, Universidade de São Paulo - USP

Joel Souza Dutra é professor Livre Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde ministra cursos de graduação e pós-graduação; mestre pela Fundação Getúlio Vargas FGV-SP e doutor pela FEA-USP; coordenador do PROGEP – Programa de Estudos em Gestão de Pessoas e vice-coordenador do MBA-RH da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Downloads

Publicado

2011-08-11

Edição

Seção

Artigos