A Transição de Carreira de Executivos Seniores para Carreira Empreendedora

Autores

  • Mônica Maria Neves Universidade de Santo Amaro
  • Wilson Trevisan Fundação Dom Cabral
  • Leandro Augusto Petrokas PUC - SP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i2.8882

Resumo

A proposta deste artigo foi verificar se há relação entre a decisão de empreender do executivo sênior com a âncora de carreira criatividade empreendedora, uma das oito “Âncoras de Carreira” propostas por Schein (1996). Foi utilizada uma amostra intencional de indivíduos que passaram por um processo de orientação de carreira pela empresa de consultoria DBM e tomaram a decisão de empreender.

O estudo fundamentou-se na dificuldade que o profissional sênior, acima de 50 anos, encontra para se recolocar no mercado formal de trabalho, fazendo com que ele avalie outras opções de carreira, dentre elas o empreendedorismo.

Por meio da análise dos resultados das “Âncoras de Carreira” destes indivíduos, obtidas por ocasião do processo de orientação de carreira na consultoria DBM, foi avaliada a convergência de opiniões em relação às oito âncoras e se houve incidência maior na âncora que avalia a criatividade empreendedora. Os resultados mostraram que há predomínio da âncora criatividade empreendedora para os profissionais que optaram por negócio próprio e também da âncora técnica funcional e gerência geral o que pode indicar a influência do ambiente corporativo na trajetória profissional destes indivíduos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Neves, Universidade de Santo Amaro

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Especialização em administração de Recursos Humanos pela FAAP. Atualmente é professora do MBA em Liderança Empresarial da Universidade de Santo Amaro.

Wilson Trevisan, Fundação Dom Cabral

Possui graduação pela Faculdade Associadas de São Paulo. Atualmente é Professor associado da Fundação Dom Cabral.

Leandro Augusto Petrokas, PUC - SP

Mestrando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui MBA em Gestão Industrial pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS), antigo IMES, Graduação em Tecnologia Mecatrônica pela Faculdade SENAI.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

Artigos