METAS ORGANIZACIONAIS E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Authors

  • Alexis Renan Silva Ribeiro Universidade Federal de São João Del Rei
  • Pablo Luiz Martins Universidade Federal de São João Del Rei
  • Maria do Carmo Santos Neta Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v7i2.32751

Abstract

Este trabalho discute a avaliação de desempenho à luz de referenciais teóricos atinentes à gestão estratégica de pessoas. O objetivo do estudo consiste em examinar a relevância do regime de metas como critério de avaliação de desempenho, tomando-se como objeto de estudo uma agência do Itaú Unibanco, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O trabalho apresenta que as metas são relevantes porque incidem diretamente sobre a motivação e, por conseguinte, contribuem para a otimização do desempenho dos funcionários. No entanto, essa ferramenta pode prejudicar outros aspectos relevantes para as organizações, como a motivação e a ética profissional. Na empresa estudada, o regime de metas tem sido implementado de forma relativamente correta.

Author Biographies

Alexis Renan Silva Ribeiro, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (2013). Atualmente é servidor público federal - Fundação Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de administrativa, bancária, contábil e comercial.

Pablo Luiz Martins, Universidade Federal de São João Del Rei

Professor Efetivo Adjunto nível II, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucai - UNIVAS, Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP (2008), Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ (2006) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2005). Atualmente é Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, Membro Convidado do Comite Cientifico del Coloquio Internacional AOM-ISEOR (Lyon, France), Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFSJ), Docente pesquisador do núcleo de Educação à Distância - NEAD da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Coordenador do Curso de Administração Pública - Modalidade a Distancia - UAB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distancia, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Controladoria, Estratégia, Co-Criação de Valor, Analise de Discurso, Contabilidade de Setores Específicos, Responsabilidade Social, Rotinas Trabalhistas, Gestão de Pessoas, Educação Continuada, Perfil Profissional do Profissional Contábil e Sistemas de Informações Contábeis.

Maria do Carmo Santos Neta, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Municipal de São João del-Rei (1985), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é docente da Universidade Federal de São João del-Rei e Membro de corpo editorial do Comissão Editorial do Núcleo de Educação a Distância/ UFSJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos - Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Atuando nos seguintes temas: Gestão de Pessoas - Qualidade de Vida - Comportamento Organizacional - Atração e Retenção de Talentos - Gestão da Qualidade. Professora pesquisadora do Núcleo de Educação à Distância - NEAD da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Vice-Coordenadora e Coordenadora de Estágio Curso de Administração Pública - Modalidade a Distancia - UAB.

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