A EXPATRIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E CARREIRA

Authors

  • Renata da Costa Rodrigues Luiz
  • Isabel Cristina dos Santos
  • Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11865

Keywords:

Expatriation, Organizational Learning, Multicultural coexistence, Stereotypes

Abstract

This paper discusses expatriation process as an organizational learning strategy and a global executive career developmental plan. This is an exploratory research, underlined by a quantitative analysis. Data were supported by questionnaires applied to expatriate individuals, and a non-participant observation in a few cases. The results reveal ambiguities in terms of the value perceived to the expatriate career. There is an unbalanced relationship between benefits and sacrifice perceptions. It was also observed that married expatriates see the process as career advancement meanwhile singles see expatriation as a challenge. Family´s presence is important to the cultural adaptation and stress management.

Author Biographies

Renata da Costa Rodrigues Luiz

Graduada em Administração pela Organização Guará de Ensino (Guaratinguetá, 2001); MBA em Gerência de Recursos Humanos pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 2010). Trabalha na área de Adnministração Geral da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da CONFAB, Guaratingueta, São Paulo, Brasil.

Isabel Cristina dos Santos

Administradora com Mestrado em Administração (PUCSP, 1999) e Doutorado em Engenharia (EPUSP, 2004). Cumpriu estágio de Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação (ITA, 2010). Pesquisadora nas áreas de Gestão do Conhecimento e da Inovação Tecnológica e dos seus desdobramentos sobre os sistemas de inovação e de produção. Possui experiência executiva na área de Gestão de Organizações e de Pessoas. Professora-pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci

Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofoia Ciências e Letras (1975), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora e pesquisadora no Mestrado em Gestão e Desenvolvimetno Regional da Universidade de Taubaté. Coordena a linha de pesquisa em gestão de recursos socioprodutivos. Líder do grupo de pesquisa em Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Carreiras em âmbito Regional. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, atuando nos seguintes temas: habilidades sociais, carreira e diagnóstico organizacional. Participa do GT- Relações Interpessoais e Competência Social ANPEPP.

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Artigos