FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO ESTRATEGISTA: UM ESTUDO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19412Keywords:
competências, estratégia como prática, estrategista.Abstract
Este trabalho tem por objetivo identificar como são formadas as competências do principal agente estratégico da organização, denominado “o estrategista”. O enfoque conceitual se concentra nos trabalhos de Fleury e Fleury (2001) e de Ruas (2008), em relação às competências, e Whittington (1992, 2004) para proposições a respeito de estratégia. Enquanto postura metodológica, assumiu-se uma abordagem qualitativa, com apoio na história oral, instrumentalizada por entrevista sem profundidade. Participaram da pesquisa 11 oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Quanto aos resultados, depreendeu-se que a formação do estrategista está fortemente vinculada à formação militar, ainda que importantes aspectos se originem nas relações familiares e escolares, consolidando valores que irão balizar suas ações e posturas no decorrer da vida.Downloads
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).