CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: DA CONCEPÇÃO ÀS FORMAS DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v6i3.31066Keywords:
criatividade, processo seletivo, recursos humanosAbstract
Crescentemente as empresas precisam ser inovadoras para manterem-se no mercado, e diante da importância da criatividade nesse processo, fazem-se necessárias técnicas e ferramentas que possibilitem a sua identificação. Este estudo objetivou entender qual é a concepção sobre a criatividade entre os psicólogos organizacionais, se ela é avaliada e quais as ferramentas ou técnicas utilizadas. A amostra foi composta por 50 psicólogos que atuam na área de Recursos Humanos. Constatou-se que os profissionais de RH reconhecem a importância da criatividade e há uma concepção alinhada às teorias atuais. No entanto, a forma como a criatividade tem sido avaliada nas empresas suscita algumas discussões. A predominância pela Entrevista e Dinâmica de Grupo e o pouco uso de testes pode estar negligenciando aspectos importantes da avaliação. Desse modo, são necessários maiores estudos que contemplem as temáticas de técnicas de seleção fundamentais para apoiar o trabalho de profissionais dessa área.
Downloads
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).