Mindfulness e coaching: alternativas para o desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v8i1.33385Keywords:
roda da vida, carreira, trabalho, sucesso profissionalAbstract
A mindfulness está baseada em práticas de meditação tendo como objetivo o direcionamento consciente da atenção do indivíduo para o presente. Vem sendo empregada em diferentes contextos como processos de coaching. O presente estudo teve como objetivo verificar a eficiência da prática de mindfulness em um processo de coaching em grupo contando com a participação de 7 sujeitos com idade variando entre 35 a 62 anos sendo 6 do sexo feminino. Estes avaliaram 8 aspectos pessoais por meio da Roda da Vida, focando no âmbito carreira e trabalho. Posteriormente participaram de encontros semanais durante 10 meses, com o emprego de práticas de mindfulness. Após este período realizaram novamente a avaliação configurando medidas pré e pós-teste, além de atribuírem uma nota de acordo com os objetivos alcançados. Os resultados indicaram correlação alta entre o pós-teste e o desempenho no processo de coaching sendo esta responsável por explicar 55% da variância do objetivo alcançado.Downloads
Additional Files
Published
2018-01-02
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).