MUDANÇAS NORMATIVAS PARA UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO INSS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DOS MODELOS NA GESTÃO DE PESSOAS.

Autores

  • Ramine Mirelle Mendes Pereira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Felipe Fróes Couto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roney Versiani Sindeaux Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v5i2.24518

Palavras-chave:

Administração Pública, Gestão de Pessoas, Estatuto dos Servidores.

Resumo

O presente artigo visa analisar, a partir de um estudo descritivo, o modelo normativo de gestão de pessoas do INSS, a partir dos dois modelos de Administração Pública – Burocracia e Nova Administração Pública – para que se possa perceber quais foram as mudanças implementadas na gestão da autarquia nos últimos anos. Em relação à caracterização do modelo de gestão do INSS, verificou-se existir tanto aspectos que são típicos de organizações burocráticas, como também da perspectiva gerencial. Foram identificados aspectos relacionados à Burocracia no exercício da autoridade; na legalidade das ações; na impessoalidade dos servidores; na estrutura hierárquica; nos valores da competência técnica e da meritocracia e na previsibilidade de ações e procedimentos. Também foram identificados aspectos relacionados à Nova Gestão Pública na questão do treinamento, da recompensa, da avaliação de desempenho e no estabelecimento de princípios gerais de gestão e governança e em princípios específicos relacionados à gestão das agências e dos servidores.

Biografia do Autor

Ramine Mirelle Mendes Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

POssui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013).

Felipe Fróes Couto, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010), graduação em Direito - Faculdades Integradas Pitágoras (2011) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor-substituto da Universidade Federal de Minas Gerais, professor executivo da Faculdade IBS - Business School de Minas Gerais e professor de educação superior da Universidade Estadual de Montes Claros. Membro do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP) e do Núcleo de Estudos Organizacionais Críticos e Transdisciplinares (NEOCT) da UFMG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Roney Versiani Sindeaux, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Pró-reitor de Planejamento Gestão e Finanças da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração - Gepad e professor do Departamento de C. da Administração da Unimontes. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos - Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, administração de recursos humanos, administração pública, gestão universitária e Norte de Minas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos