Adaptabilidad de la carrera y éxito en la transición universidad-trabajo: estudio prospectivo con medidas repetidas
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v13i1.54970Palabras clave:
Adaptabilidade de la carrera, Transición de la universidad al trabajo, Éxito profesionalResumen
La transición de la universidad al trabajo y el éxito profesional son temas de interés en el campo de los estúdios de carrera. Esta investigación se guió por dos objetivos: analizar la variabilidad de la adaptabilidad de la carrera en dos momentos diferentes de la transición de la universidad al trabajo y probar su poder predictivo sobre el éxito en la transición de la universidad al trabajo. La muestra final consistió en 72 graduados recientes que respondieron a la encuesta de manera prospectiva en dos momentos diferentes durante la transición. Los resultados mostraron la variabilidad significativa de la dimensión preocupación por la carrera después de la graduación y su poder explicativo sobre los indicadores de éxito en la transición universidad-trabajo.
Citas
AMBIEL, Rodolfo A. M. Adaptabilidade de carreira: uma abordagem histórica de conceitos, modelos e teorias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 15, n.1, p.15-24, jun. 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902014000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jun. 2021.
AUDIBERT, Alyane; & TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade em universitários brasileiros. Revista Brasileira Orientação profissional, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 83-93, jun. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902015000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 jun. 2021.
BACK, Suzana. Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva. 2008. Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
BARBOSA, Marcela de Moura Franco; OLIVEIRA, Marina Cardoso de; MELO-SILVA, Lucy Leal e TAVEIRA, Maria do Céu. Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 61-74, jun. 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S16793902018000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jun. 2021.http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p61
COSTA, Luciano Venelli. Construção e validação de uma escala de percepção de sucesso na carreira. Revista de Carreira e Pessoas, São Paulo, v.03, p. 2-19, Fev 2013. doi:https://doi.org/10.20503/recape.v3i1.15435
HIRSCHI, Andreas; HERRMANN, Anne & KELLER, Anita C. Career adaptivity, adaptability, and adapting: A conceptual and empirical investigation. Journal of Vocational Behavior, v. 87, p. 1-10, april. 2015. doi: 10.1016/j.jvb.2014.11.008.
LADEIRA, Mariana Rita Machado; OLIVEIRA, Marina Cardoso de; MELO-SILVA, Lucy Leal & TAVEIRA, Maria do Céu. Adaptabilidade de Carreira e Empregabilidade na Transição Universidade-Trabalho: Mediação das Respostas Adaptativas. Psico-USF, Campinas, v.24, n.3, p.583-595, Sept. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-82712019240314>. Epub 10 Out 2019. ISSN 2175-3563. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240314.
MARTINS, Isabela Rigo Caldeira. Autoeficácia na transição universidade-trabalho e adaptabilidade de carreira em finalistas do ensino superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019. doi:10.11606/D.59.2020.tde-20112019-214750. Acesso em: 2021-06-28.
MASDONATI, Jonas; KOOROSH Massoudi; BLUSTEIN, David L & DUFFY, Ryan. D. Moving toward decent work: Application of the Psychology of Working Theory to the school-to-work transition. Journal of Career Development, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.1177/0894845321991681
OLIVEIRA, Marina Cardoso de. Sucesso na carreira depois da graduação: estudo longitudinal prospectivo da transição universidade-trabalho. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. doi:10.11606/T.59.2014.tde-13112014-101423. Acesso em: 2021-06-27.
OLIVEIRA, Marina Cardoso de; DETOMINI, Vitor Corrêa; MELO-SILVA, Lucy Leal. Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos. Psicol. rev., v. 19, n. 3, p. 497-518, 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682013000300011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jun. 2021. http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p497.
OLIVEIRA, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal; TAVEIRA, Maria do Céu, GRACE, Randolph C. Measuring university-to-work success: development of a new scale. Career Development International, v. 21, p. 85-104, 2016.
OLIVEIRA, Marina Cardoso de, MELO-SILVA, Lucy Leal, TAVEIRA, Maria do Céu., & POSTIGO, Flávia Leandra Jorge. Career Success According to New Graduates: Implications for Counseling and Management. Paidéia (Ribeirão Preto), [S. l.], v. 29, p. e2913, 2019. DOI: 10.1590/1982-4327e2913. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/158233. Acesso em: 2 jul. 2021.
RUDOLPH, Cort. W., LAVIGNE, Kristi. N., ZACHER, Hannes. Career adaptability: A meta-analysis of relationships with measures of adaptivity, adapting responses, and adaptation result. Journal of Vocational Behavior, v. 98, p. 17-34. 2017. doi: 10.1016/j.jvb.2017.05.008
SANTOS, Amanda Espagolla; OLIVEIRA, Marina Cardoso de. Análise da adaptabilidade de carreira em estudantes concluintes do ensino superior. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 24, n. 1, abr. 2020. ISSN 1981-8076. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/62877>. Acesso em: 27 jun. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i1.62877.
SANTOS, Gina Gaio. Barreiras de carreira influenciando o sucesso de carreira: Um foco nas percepções e experiências de acadêmicos. Career Development International, v. 21 n. 1, p. 60-84. 2016. https://doi.org/10.1108/CDI-03-2015-0035
SAVICKAS, Mark L. (2005). The theory and practice of career construction. In S. D. Brown & R. W. Lent (Eds.), Career development and counselling: Putting theory and research to work (pp. 42-70). Hoboken: Wiley.
SAVICKAS, Mark L. (2013). The theory and practice of career construction. Em S. D. Brown & R. W. Lent (Eds.), Career development and counselling: Putting theory and research to work (2a. edição, pp. 147-183). Hoboken: Wiley
SILVEIRA, Alyane Audibert. (2013). Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade e fidedignidade em uma amostra de universitários brasileiros. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Psicologia. http://hdl.handle.net/10183/95379
SZOLLOSI, Teresa Daros. Adaptabilidade, Empregabilidade e Sucesso na Carreira na Perspetiva de Graduados. 2019. 155 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Área de Conhecimento de Psicologia Vocacional, Universidade do Minho, Portugual, 2019. Cap. 4.
VIEIRA, Diana; COIMBRA, Joaquim Luís. Sucesso na transição escola-trabalho: a percepção de finalistas do ensino superior português. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 7, n. 1, p. 1-10, jun. 2006. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902006000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jun. 2021
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Carreiras e Pessoas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).