Revisão teórica para um levantamento sobre as condições do Diálogo Social e Relações de Trabalho nos Setores Eletroeletrônico, Químico e Metal-Mecânico da China

Autores/as

  • Wilson Aparecido Costa de Amorim Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6494

Resumen

A questão do trabalho é um dos elementos importantes para a compreensão da atual posição ocupada pela China no âmbito do comércio e economia internacional. O objetivo deste artigo é indicar elementos conceituais para a realização de um levantamento sobre a questão do trabalho, tendo por referência as condições dentro das quais acontecem o Diálogo Social e as Relações de Trabalho na economia chinesa comparativamente às demais. O senso comum indica associa normalmente a competitividade chinesa à prática de dumping social, e de outro, normalmente se destaca a rigidez do estatuto do trabalho ou do anacronismo das relações de trabalho de países que, como o Brasil, disputam com a China os mercados nacionais e internacionais. O artigo contextualiza a globalização em termos econômicos, delimita o problema de pesquisa e objetivos propostos, realiza uma revisão teórica, propõem um  questionário para pesquisa e indica próximos passos para uma pesquisa.

Biografía del autor/a

Wilson Aparecido Costa de Amorim, Universidade de São Paulo

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutor em Administração (2007, concentração em Recursos Humanos) na FEA-USP. Atualmente é professor nos cursos de Economia e Administração e MBAs no INSPER - SP. Também é professor em MBAs e coordenador de pesquisa no Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da FIA.

Publicado

2011-08-11

Número

Sección

Artigos