Cultura como Alma do Negócio: O Caso da Promon

Autores/as

  • Lina Eiko Nakata FGV
  • Maria Tereza Gomes da Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Bárbara Beatriz Freitag Universidade de São Paulo - USP
  • Esteban José Ferrari Cálcena Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v1i1.6564

Resumen

Nas últimas décadas as organizações percorreram o caminho da modernidade para a hipermodernidade: a empresa prevê os conflitos e se antecipa às reivindicações, atua com trabalhadores capacitados, que por sua vez aceitam e desejam mudanças, querem cooperar e são voluntários na busca da solução de problemas. O objetivo deste trabalho é analisar os processos de comunicação, decisão e liderança da Promon, uma empresa que adota o modelo participativo, com o propósito de identificar quais são os padrões culturais e as relações de poder que alavancam e/ou restringem a sua gestão. O referencial teórico adotado para contextualizar esse estudo teve como foco os seguintes assuntos: cultura e poder e processos de gestão no modelo participativo. Para o estudo de caso, realizou-se uma pesquisa qualitativa baseada em dados secundários. Após a análise dos resultados da pesquisa, foi possível constatar que, tal como consta na teoria apresentada sobre cultura e gestão participativa, na Promon a comunicação dissemina e reforça a sua cultura, há a busca do consenso nas decisões organizacionais e os líderes são considerados genuínos representantes dos empregados acionistas. Cabe destacar que, devido ao arranjo societário no qual 100% da empresa pertencem aos próprios empregados, a diretoria geral é eleita pelo voto direto e secreto dos acionistas. Esse estudo apresentou como limitações o fato de não incluir dados primários em sua investigação.

Biografía del autor/a

Lina Eiko Nakata, FGV

Graduada, mestre e doutoranda em administração pela Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É professora de graduação e pós-graduação da ESAGS/FGV, FIA e IPOG. Foi consultora do Great Place to Work Institute Brasil.

Maria Tereza Gomes da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná, autora do livro "O Guia dos MBAs" (Campus, 2000) e mestranda em administração pela Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Bárbara Beatriz Freitag, Universidade de São Paulo - USP

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), pós-graduada Lato Sensu em Gestão de Pessoas nas Organizações pela mesma universidade (2008), e mestranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

Esteban José Ferrari Cálcena, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui especialização em administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA executivo pela Fundação Dom Cabral. É mestrando pela Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Foi executivo de marketing na Telefônica em São Paulo.

Publicado

2011-08-11

Número

Sección

Artigos